O destino do Sistema Solar depende do Planeta Nove

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Uma equipa de investigadores descobriu que a existência do Planeta Nove pode arruinar o destino do nosso Sistema Solar e “expulsar” os planetas gigantes do espaço interestelar.

Segundo uma teoria defendida até hoje, dentro de sete mil milhões de anos o Sol iria engolir a Terra, transformando-se numa estrela anã e empurrando os planetas gigantes para uma distância segura.

Essa hipótese foi refutada por Dimitri Vegas, astrofísico da Universidade de Warwick, que afirma que se o Planeta Nove realmente existir, o Sistema Solar poderá ter um destino trágico.

A investigação foi feita com recurso a um simulador da morte de sistemas planetários e, quando o hipotético Planeta Nove foi adicionado à pesquisa, a projeção do futuro do Sistema Solar mudou dramaticamente.

Assim, a pesquisa concluiu que, quanto mais distante o planeta estiver e quanto maior for a sua dimensão, mais elevada será a probabilidade de um desastre.

“A existência de um planeta massivo pode mudar radicalmente o destino de Úrano e Neptuno”, adiantou Vegas.

No estudo, que será publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, o astrofísico sublinha que, ao desintegrar-se, o Sol vai expelir metade de sua própria massa e engolir Mercúrio, Vénus e a Terra, desvanecendo para uma fraca estrela anã.

Os planetas gigantes serão empurrados para longe do Sol mas, devido à localização do Planeta Nove, este poderá ser arrastado para uma espécie de “dança da morte” com Úrano e Neptuno.

Dimitri Vegas sugere que as interações gravitacionais entre o Planeta Nove e os dois planetas gigantes pode fazer com que sejam ejetados do Sistema Solar.

Apesar de a nova teoria parecer bastante assustadora, não terá qualquer influência na população terrestre porque, nessa altura, a Terra já terá sido exterminada pelo Sol.

BZR, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É daqui a sete milhões de anos ou sete mil milhões de anos que o Sol vai engolir a Terra????
    Vejam lá isso bem porque são quatidades temporais muito diferentes!!!

  2. Empurrem lá o 9 pela porta 18 a dentro pois já lá passou muita coisa e o 9 também lá cabe muito bem e assim ficamos já livre dele de uma vez por todas.

  3. Não se preocupem, os ETs vão continuar a estabilizar o nosso sistema solar como sempre o fizeram. Estes cientistas não percebem nada do assunto…

  4. Quanto ao Planeta 9 não sei. Quanto ao planeta/ cometa X, esse é que deverá aparecer nos próximos 165 anos e mudar o planeta de lugar ao mesmo tempo que muda o Sol. Vindo do lado sul do planeta, dando a volta por detrás do Sol conforme descrito pelo argentino Carlos Muñoz Ferrada e depois passando próximo da Terra.
    As previsões que parecem mais realistas referem-se a 2036, mas seja em 2036 ou depois, até ao ano 2181 deverá aparecer. Esse sim é que as pessoas tem de temer/ ter respeito, pois a Terra levará um belo de um abanão nessa altura.

  5. Cientistas tolos , quem decide o nosso futuro é Deus , e Jesus está muito próximo
    e vai julgar os homens pela suas loucuras .

RESPONDER

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …

Soares reforça equipa que não venceu qualquer jogo na liga

Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano. A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel …

PJ investiga segunda morte no SEF do aeroporto de Lisboa. Espancamento de Ihor durou 20 minutos

A Polícia Judiciária está a investigar uma eventual segunda morte no Centro de Instalação Temporária além da de Ilhor Homenyuk, o ucraniano que morreu em março após agressões de três inspetores do Serviço de Estrangeiros …