O destino do Sistema Solar depende do Planeta Nove

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Uma equipa de investigadores descobriu que a existência do Planeta Nove pode arruinar o destino do nosso Sistema Solar e “expulsar” os planetas gigantes do espaço interestelar.

Segundo uma teoria defendida até hoje, dentro de sete mil milhões de anos o Sol iria engolir a Terra, transformando-se numa estrela anã e empurrando os planetas gigantes para uma distância segura.

Essa hipótese foi refutada por Dimitri Vegas, astrofísico da Universidade de Warwick, que afirma que se o Planeta Nove realmente existir, o Sistema Solar poderá ter um destino trágico.

A investigação foi feita com recurso a um simulador da morte de sistemas planetários e, quando o hipotético Planeta Nove foi adicionado à pesquisa, a projeção do futuro do Sistema Solar mudou dramaticamente.

Assim, a pesquisa concluiu que, quanto mais distante o planeta estiver e quanto maior for a sua dimensão, mais elevada será a probabilidade de um desastre.

“A existência de um planeta massivo pode mudar radicalmente o destino de Úrano e Neptuno”, adiantou Vegas.

No estudo, que será publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, o astrofísico sublinha que, ao desintegrar-se, o Sol vai expelir metade de sua própria massa e engolir Mercúrio, Vénus e a Terra, desvanecendo para uma fraca estrela anã.

Os planetas gigantes serão empurrados para longe do Sol mas, devido à localização do Planeta Nove, este poderá ser arrastado para uma espécie de “dança da morte” com Úrano e Neptuno.

Dimitri Vegas sugere que as interações gravitacionais entre o Planeta Nove e os dois planetas gigantes pode fazer com que sejam ejetados do Sistema Solar.

Apesar de a nova teoria parecer bastante assustadora, não terá qualquer influência na população terrestre porque, nessa altura, a Terra já terá sido exterminada pelo Sol.

BZR, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É daqui a sete milhões de anos ou sete mil milhões de anos que o Sol vai engolir a Terra????
    Vejam lá isso bem porque são quatidades temporais muito diferentes!!!

  2. Empurrem lá o 9 pela porta 18 a dentro pois já lá passou muita coisa e o 9 também lá cabe muito bem e assim ficamos já livre dele de uma vez por todas.

  3. Não se preocupem, os ETs vão continuar a estabilizar o nosso sistema solar como sempre o fizeram. Estes cientistas não percebem nada do assunto…

  4. Quanto ao Planeta 9 não sei. Quanto ao planeta/ cometa X, esse é que deverá aparecer nos próximos 165 anos e mudar o planeta de lugar ao mesmo tempo que muda o Sol. Vindo do lado sul do planeta, dando a volta por detrás do Sol conforme descrito pelo argentino Carlos Muñoz Ferrada e depois passando próximo da Terra.
    As previsões que parecem mais realistas referem-se a 2036, mas seja em 2036 ou depois, até ao ano 2181 deverá aparecer. Esse sim é que as pessoas tem de temer/ ter respeito, pois a Terra levará um belo de um abanão nessa altura.

  5. Cientistas tolos , quem decide o nosso futuro é Deus , e Jesus está muito próximo
    e vai julgar os homens pela suas loucuras .

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …