Morreu Anthímio de Azevedo, o senhor do tempo

1

RTP

Anthímio de Azevedo, o senhor do tempo na RTP, mais tarde na TVI

Anthímio de Azevedo, o senhor do tempo na RTP, mais tarde na TVI

Anthímio de Azevedo, um dos mais conhecidos profissionais portugueses de meteorologia e grande divulgador da meteorologia e da Física do clima, faleceu esta segunda-feira. A notícia foi confirmada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Na nota sobre o falecimento, o IPMA destaca que a meteorologia nacional fica de luto, e em especial a instituição onde Anthímio de Azevedo desenvolveu uma grande parte da sua atividade profissional e onde foi um dirigente relevante.

O IPMA transmite ainda o pedido da família para que seja assegurada a sua privacidade.

Anthímio José de Azevedo nasceu em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, a 27 de Abril de 1926. Frequentou o Liceu Antero de Quental e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde se formou em Ciências Geofísicas.

Meteorologista de profissão, tornou-se um dos rostos mais conhecidos da televisão, tendo dado a cara pela meteorologia portuguesa na televisão pública desde 1 de novembro de 1964 a 1967, de 1971 a 1977, e de 1981 a 1990, altura em que este serviço foi interrompido pela primeira vez, apesar dos protestos dos espetadores.

Anthímio de Azevedo teve um extenso percurso profissional no Serviço Meterorológico Nacional e no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, predecessores do atual Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Foi diretor do Serviço Meteorológico da Guiné de 1967 a 1971 e de 1976 a 1977, neste período como perito da Organização Meteorológica Mundial, tendo coordenado a organização do novo Serviço Nacional e a formação dos seus quadros. Foi ainda Delegado Nacional ao Grupo de Códigos da Organização Meteorológica Mundial (1975-1990) e ao Grupo de Meteorologia do Comité Militar da OTAN (1986-1992).

O último cargo institucional foi o de diretor do Serviço Regional dos Açores, na sua terra de nascimento e de coração.

Após a aposentação do serviço público manteve intensa atividade de divulgação da previsão meteorológica, em particular na TVI entre 1992 e 1996.

Dedicou-se à escrita e tradução de livros científicos, com foco na meteorologia e climatologia e interesse particular pela ciclogénese, os fenómenos de tempo adverso e a mudança climática.

/Lusa

1 Comment

  1. Anthímio de Azevedo, foi uma figura publica impar na meteorologia em Portugal, diariamente nos entrava em casa com as previsões que naquela época eram com uma probabilidade de erro enorme, mas mesmo assim com uma dedicação fantástica. Paz a sua alma e que o lembremos para sempre.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.