/

Mistério da Beagle 2 em Marte poderá ter sido desvendado com poucos pixels

Beagle 2 / JPL / NASA

-

A Beagle 2 seria a primeira sonda Europeia a pousar em Marte, mas a sua chegada ao planeta vermelho no Natal de 2003 foi acompanhada por um total silêncio que tem intrigado os cientistas desde então.

Agora, podemos finalmente saber o que se terá passado, graças a uns poucos pixels captados uma década mais tarde pelo Mars Reconnaissance Orbiter da NASA.

A câmara HiRISE, a mesma que ajudou a confirmar o recente despenhamento do módulo da ExoMars, conseguiu detectar aquilo que se pensava ser a Beagle, mas mesmo a sua alta resolução não era suficiente para perceber o que se teria passado com a Beagle 2.

Até que, enfim, um cientista se lembrou de tentar usar as múltiplas fotos captadas em diferentes dias e com inclinações diferentes do Sol, para tentar extrair informação adicional.

University of Arizona / University of Leicester / Beagle 2 / JPL / NASA

-

Numa série como o CSI, seria possível fazer zoom sobre os poucos pixels para ver em detalhe como a Beagle 2 estava, mas na vida real as coisas são mais complicadas – mas não menos impressionantes.

Com a informação recolhida, os cientistas fizeram diversas simulações para tentar perceber qual a disposição da sonda que melhor se encaixava nos pixels obtidos:

University of Arizona / University of Leicester / Beagle 2 / JPL / NASA

-

O resultado parece comprovar que o mais provável é que o Beagle 2 tenha aterrado com sucesso, mas falhado no processo de abertura dos seus painéis solares, e em vez dos quatros painéis tenha conseguido abrir apenas três.

Isto explicaria a ausência de comunicações, pois só depois de os quatro painéis estarem completamente abertos é que a antena para as comunicações seria estendida.

Ao contrário do módulo Schiaparelli, que se despenhou em Marte em grande estilo, o Beagle 2 tornar-se-á assim num caso ainda mais frustrante, pois terá aterrado correctamente e estaria pronto para funcionar como planeado.

Contudo, a simples não abertura de um painel solar colocou um ponto final prematuro na sua missão.

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.