Mega-explosão solar pode acabar com a vida na Terra

2

SDO / NASA

Imagem de uma explosão solar classe X2.0 captada a 27 de outubro de 2014

Imagem de uma explosão solar classe X2.0 captada a 27 de outubro de 2014

O Sol pode libertar explosões de energia e radiação mil vezes mais fortes do que se pensava. Foi o que descobriu uma equipa de investigadores britânicos que alerta que uma destas mega-erupções solares acabará com a vida na Terra.

Esta equipa de pesquisa do Centro para a Fusão, Espaço e Astrofísica da Universidade de Warwick, no Reino Unido, procedeu à análises de dados, obtidos através do telescópio Kepler, sobre a estrela KIC9655129.

No trabalho publicado pela revista Popular Science, os cientistas explicam que constataram que este corpo celeste da nossa galáxia pode provocar mega-explosões capazes de libertarem súbitas descargas de energia.

Estas explosões super-potentes serão semelhantes às libertações de radiação produzidas pelo Sol, mas ainda mais potentes, podendo libertar energia equivalente a 100 mil milhões de bombas de mega-toneladas.

“Se o Sol produzisse um super-relâmpago seria desastroso para a vida na Terra; os nossos sistemas GPS e de comunicação rádio poderiam ficar severamente interrompidos e poderia haver falhas de energia de larga escala como resultado de uma forte corrente eléctrica induzida nas redes de energia”, explica a líder do estudo, Chloe Pugh, num comunicado divulgado pela Universidade de Warwick.

Contudo, não vale a pena entrar em pânico. “As condições necessárias para um super-relâmpago são extremamente improváveis de ocorrer no Sol, com base em observações anteriores da actividade solar”, refere o investigador.

SV, ZAP

2 Comments

    • EHehehe Pois… e quem sabe, não poderá ser um mega tsunami, ou um mega terramoto, por exemplo…
      E depois, primeiro, metem o medo às pessoas e depois dizem “ah e tal, contudo não vale a pena entrar em pânico!”…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.