/

“Jacuzzi do desespero” pode ser a chave para encontrar vida nos outros planetas

Um grupo de cientistas descobriu uma espécie de “lago salino” nas profundezas do Golfo do México, que é fatal para os peixes e caranguejos – mas pode ser a chave para encontrar a vida nos outros planetas.

A equipa do Nautilus, um navio que explora as redondezas do oceano, apelidou o lago submarino de “jacuzzi de desespero” devido à sua temperatura elevada e à grande concentração de sal que pode matar qualquer criatura marinha.

“É quente, mas super-salgado”, afirmou o bioquímico Scott Wankel ao Seeker, sublinhando que a temperatura de 65 graus Fahrenheit (cerca de 18 graus Celcius) atrai muitos caranguejos e outros animais das profundezas que procuram comida.

“A água que está dentro do perímetro da piscina é cerca de quatro a cinco vezes mais salgada do que a restante, criando uma solução assassina que forma um caldeirão submarino de produtos químicos tóxicos, incluindo gás metano e sulfeto de hidrogénio”, destaca.

A piscina circular fica a cerca de 300 metros de profundidade e apresenta condições nocivas que apenas podem ser suportadas por bactérias e camarões.

“É uma das coisas mais incríveis que podemos observar nas profundezas. Estamos no fundo do oceano a olhar para um lago ou para um rio”, afirmou Erik Cordes, professor de biologia na Universidade Temple, nos EUA.

Erik Cordes, que estuda recifes de corais a grandes profundidades, descobriu o “Jacuzzi do desespero” em 2014, com a ajuda de um robô subaquático chamado Hércules.

Em 2015, a equipa de cientistas voltou a visitar o lago salino e recolheu algumas amostras de vida microbiana que se adaptaram à elevada salinidade e aos baixos níveis de oxigénio do local.

Agora, Cordes acredita que essas criaturas marinhas podem ser semelhantes a outros seres que vivam no nosso Sistema Solar.

“Há muitas pessoas que vêm estes habitats extremos na Terra como modelos para o que podemos vir a descobrir quando visitarmos outros planetas“, sublinhou, citado pelo Daily Mail.

Os cientistas pretendem criar um mapa tridimensional do terrível “jacuzzi”, que fornecerá informações mais detalhadas sobre os processos físicos e biogeoquímicos existentes nestes ambientes extremos.

BZR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.