“Jacuzzi do desespero” pode ser a chave para encontrar vida nos outros planetas

Um grupo de cientistas descobriu uma espécie de “lago salino” nas profundezas do Golfo do México, que é fatal para os peixes e caranguejos – mas pode ser a chave para encontrar a vida nos outros planetas.

A equipa do Nautilus, um navio que explora as redondezas do oceano, apelidou o lago submarino de “jacuzzi de desespero” devido à sua temperatura elevada e à grande concentração de sal que pode matar qualquer criatura marinha.

“É quente, mas super-salgado”, afirmou o bioquímico Scott Wankel ao Seeker, sublinhando que a temperatura de 65 graus Fahrenheit (cerca de 18 graus Celcius) atrai muitos caranguejos e outros animais das profundezas que procuram comida.

“A água que está dentro do perímetro da piscina é cerca de quatro a cinco vezes mais salgada do que a restante, criando uma solução assassina que forma um caldeirão submarino de produtos químicos tóxicos, incluindo gás metano e sulfeto de hidrogénio”, destaca.

A piscina circular fica a cerca de 300 metros de profundidade e apresenta condições nocivas que apenas podem ser suportadas por bactérias e camarões.

“É uma das coisas mais incríveis que podemos observar nas profundezas. Estamos no fundo do oceano a olhar para um lago ou para um rio”, afirmou Erik Cordes, professor de biologia na Universidade Temple, nos EUA.

Erik Cordes, que estuda recifes de corais a grandes profundidades, descobriu o “Jacuzzi do desespero” em 2014, com a ajuda de um robô subaquático chamado Hércules.

Em 2015, a equipa de cientistas voltou a visitar o lago salino e recolheu algumas amostras de vida microbiana que se adaptaram à elevada salinidade e aos baixos níveis de oxigénio do local.

Agora, Cordes acredita que essas criaturas marinhas podem ser semelhantes a outros seres que vivam no nosso Sistema Solar.

“Há muitas pessoas que vêm estes habitats extremos na Terra como modelos para o que podemos vir a descobrir quando visitarmos outros planetas“, sublinhou, citado pelo Daily Mail.

Os cientistas pretendem criar um mapa tridimensional do terrível “jacuzzi”, que fornecerá informações mais detalhadas sobre os processos físicos e biogeoquímicos existentes nestes ambientes extremos.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …