“Jacuzzi do desespero” pode ser a chave para encontrar vida nos outros planetas

Um grupo de cientistas descobriu uma espécie de “lago salino” nas profundezas do Golfo do México, que é fatal para os peixes e caranguejos – mas pode ser a chave para encontrar a vida nos outros planetas.

A equipa do Nautilus, um navio que explora as redondezas do oceano, apelidou o lago submarino de “jacuzzi de desespero” devido à sua temperatura elevada e à grande concentração de sal que pode matar qualquer criatura marinha.

“É quente, mas super-salgado”, afirmou o bioquímico Scott Wankel ao Seeker, sublinhando que a temperatura de 65 graus Fahrenheit (cerca de 18 graus Celcius) atrai muitos caranguejos e outros animais das profundezas que procuram comida.

“A água que está dentro do perímetro da piscina é cerca de quatro a cinco vezes mais salgada do que a restante, criando uma solução assassina que forma um caldeirão submarino de produtos químicos tóxicos, incluindo gás metano e sulfeto de hidrogénio”, destaca.

A piscina circular fica a cerca de 300 metros de profundidade e apresenta condições nocivas que apenas podem ser suportadas por bactérias e camarões.

“É uma das coisas mais incríveis que podemos observar nas profundezas. Estamos no fundo do oceano a olhar para um lago ou para um rio”, afirmou Erik Cordes, professor de biologia na Universidade Temple, nos EUA.

Erik Cordes, que estuda recifes de corais a grandes profundidades, descobriu o “Jacuzzi do desespero” em 2014, com a ajuda de um robô subaquático chamado Hércules.

Em 2015, a equipa de cientistas voltou a visitar o lago salino e recolheu algumas amostras de vida microbiana que se adaptaram à elevada salinidade e aos baixos níveis de oxigénio do local.

Agora, Cordes acredita que essas criaturas marinhas podem ser semelhantes a outros seres que vivam no nosso Sistema Solar.

“Há muitas pessoas que vêm estes habitats extremos na Terra como modelos para o que podemos vir a descobrir quando visitarmos outros planetas“, sublinhou, citado pelo Daily Mail.

Os cientistas pretendem criar um mapa tridimensional do terrível “jacuzzi”, que fornecerá informações mais detalhadas sobre os processos físicos e biogeoquímicos existentes nestes ambientes extremos.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …