“Jacuzzi do desespero” pode ser a chave para encontrar vida nos outros planetas

Um grupo de cientistas descobriu uma espécie de “lago salino” nas profundezas do Golfo do México, que é fatal para os peixes e caranguejos – mas pode ser a chave para encontrar a vida nos outros planetas.

A equipa do Nautilus, um navio que explora as redondezas do oceano, apelidou o lago submarino de “jacuzzi de desespero” devido à sua temperatura elevada e à grande concentração de sal que pode matar qualquer criatura marinha.

“É quente, mas super-salgado”, afirmou o bioquímico Scott Wankel ao Seeker, sublinhando que a temperatura de 65 graus Fahrenheit (cerca de 18 graus Celcius) atrai muitos caranguejos e outros animais das profundezas que procuram comida.

“A água que está dentro do perímetro da piscina é cerca de quatro a cinco vezes mais salgada do que a restante, criando uma solução assassina que forma um caldeirão submarino de produtos químicos tóxicos, incluindo gás metano e sulfeto de hidrogénio”, destaca.

A piscina circular fica a cerca de 300 metros de profundidade e apresenta condições nocivas que apenas podem ser suportadas por bactérias e camarões.

“É uma das coisas mais incríveis que podemos observar nas profundezas. Estamos no fundo do oceano a olhar para um lago ou para um rio”, afirmou Erik Cordes, professor de biologia na Universidade Temple, nos EUA.

Erik Cordes, que estuda recifes de corais a grandes profundidades, descobriu o “Jacuzzi do desespero” em 2014, com a ajuda de um robô subaquático chamado Hércules.

Em 2015, a equipa de cientistas voltou a visitar o lago salino e recolheu algumas amostras de vida microbiana que se adaptaram à elevada salinidade e aos baixos níveis de oxigénio do local.

Agora, Cordes acredita que essas criaturas marinhas podem ser semelhantes a outros seres que vivam no nosso Sistema Solar.

“Há muitas pessoas que vêm estes habitats extremos na Terra como modelos para o que podemos vir a descobrir quando visitarmos outros planetas“, sublinhou, citado pelo Daily Mail.

Os cientistas pretendem criar um mapa tridimensional do terrível “jacuzzi”, que fornecerá informações mais detalhadas sobre os processos físicos e biogeoquímicos existentes nestes ambientes extremos.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …