//

Igreja Católica francesa sacudida por escândalo de pedofilia

12

feuilllu / Flickr

O cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon

O cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon

Um novo escândalo de pedofilia no seio da Igreja Católica francesa encostou esta terça-feira à parede o cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon, depois de o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, lhe ter pedido que “assuma as suas responsabilidades”.

A declaração de Manuel Valls, que pediu ao cardeal “não apenas palavras, mas actos”, acentuou a pressão sobre monsenhor Philippe Barbarin, uma das personalidades mais influentes da Igreja francesa, acusado por vítimas de padres pedófilos de não ter denunciado estes actos dos quais tinha conhecimento.

Nunca encobri o menor acto de pedofilia“, declarou no entanto o cardeal Barbarin pouco tempo depois, numa conferência de imprensa improvisada em Lourdes, onde está reunida a Conferência Episcopal Francesa.

“O primeiro-ministro pede-me que assuma as minhas responsabilidades e eu prometo que as assumo”, retorquiu o cardeal ao governante.

“Mas o nosso primeiro-ministro conhece melhor do que eu as leis da República e sabe que se deve respeitar a presunção de inocência”, acrescentou Barbarin.

Já esta terça-feira, em declarações à AFP, o seu advogado André Soulier foi bastante sucinto. “O que é que Valls quer? Que monsenhor Barbarin se demita? A resposta é não!“.

O arcebispo de Marselha e presidente da Conferência Episcopal Francesa, Georges Pontier, colocou-se também por seu turno do lado do cardeal.

Admiro o laicismo do nosso país. Em França, a separação entre Estado e Igreja está prevista na lei”, ironizou o arcebispo.

Esta segunda-feira, foi anunciada uma nova acção judicial contra o cardeal, que se encontra já envolvido no caso de agressões sexuais cometidas pelo sacerdote Bernard Preynat contra jovens escoteiros de Lyon, entre 1986 e 1991.

Peyrat, que permaneceu no activo até agosto de 2015, admitiu os factos, e foi acusado em janeiro.

Mas as suas vítimas apresentaram também uma queixa pela “não denúncia” destas agressões contra vários membros da hierarquia da diocese – entre os quais monsenhor Barbarin.

A justiça francesa abriu duas investigações a partir destes processos – uma por “não denúncia” e outra por “colocar em perigo a vida de uma pessoa”.

Este não é o primeiro caso do género em que a Igreja Católica francesa se vê envolvida.

Em 2001, o bispo Pierre Pican foi condenado a três meses de prisão por não ter denunciado o abuso de menores por parte de um sacerdote de sua diocese.

ZAP

12 Comments

    • Pedofilia n tem a ver com religião, seitas ou o que quer que seja. É 1 barbárie. Ficou triste pela notícia? Estranho… vejo casos de pedofilia nos media n só em religião católica, cm seitas, de grupos, familias… sem raça nem cor nem país, mas do mundo inteiro, não devemos ler os mesmos jornais nem ouvir as mesmas noticias… falta de informação, lamento.

    • Pelo que eu sei alguem que faz uma pergunta não é porque quer ficar triste mais sim porque quer aprender alguma coisa. Pela sua resposta notei que te falta humildade. Não é um informação dessas que vai me por triste, quem nunca pecou que atire a primeira pedra.

  1. A igreja é uma coutada de pedófilos e homossexuais, nada tenho contra estes últimos, apenas repugno a hipocrisia de quem nas homilias critica, despe a batina e vai para festas gay e tem sexo com homens. Mas isso é apenas hipócrita. Já a pedofilia é um crime horroroso e nojento, tanto por quem o pratica como por quem recebendo queixas dos menores, tendo conhecimento das situações protege os criminosos. Estou à espera do 1.º Papa que seja claro e tome acções claras para isso, o mesmo de cardeais e bispos… Se houver inferno estará certamente cheio de padres. Certamente os haverá sérios, mas são “abafados” por esta corja de criminosos

  2. O estatuto sagrado da igreja é totalmente incompatível com a pedofilia entre os seus membros. Para quem tenha duvidas acerca da legitimidade sagrada desta instituição enquanto representante de Deus na terra, estes casos esclarecem de forma inequívoca. Havendo alguma relação entre o divino e o terreno, essa relação nunca poderia ser materializada numa organização que integra e protege tantos pedófilos, proporcionalmente muito acima do que acontece na sociedade civil.

  3. “O que é que Valls quer?”
    Muito bom!…
    A escumalha/máfia da igreja, mais uma vez, a mostrar a sua verdadeira face!…
    Curiosos é que, sendo o Vaticano o país mais pequeno do mundo, ter simultaneamente a maior empresa (máfia) do mundo – a igreja!…
    Quanto mais depressa a igreja (e as restantes religiões) desaparecer, mais depressa humanidade evolui e se liberta dessas tretas que há 2000 anos só servem para condicionar o pensamento humano e paraservir interesse obscuros dos membros da igreja – que vivem em luxos “extorquindo” os povos!!
    Parasitas sem moral, portanto!!

    • Já houve sociedades que baniram a religião e os cultos: demonstraram ser dos mais monstruosos e desumanos que já houve na história. Esse tipo de comentários é típico de ateus ignorantes e superficiais que pensam que a religião não é fundamental à humanidade e que só vêm falar por se tratar da Igreja, porque se os pedófilos têm outra proveniência nem piam. Pode esperar sentado pelo fim das religiões e do cristianismo porque isso NUNCA vai acontecer. Escândalos não faltam no estado francês, por isso quem não tem moral para falar são eles. Que olhem para eles antes de virem chatear um entidade muito mais sábia e com muito mais moral para falar do que a república francesa!

  4. Afinal estes senhores altos representantes da igreja não têm medo de ir par o inferno, quanto a mim o pior inferno é cá na Terra e no que toca à igreja o celibato é um cancro que leva a muitos males embora não seja o único responsável.

  5. É muito triste que estes padres tenham cometido estes atos. qt ao celibato dos mesmos não seria certamene solução, poid muitos homens casados tb são pedofilos. Então o que resta? Aquilo que nossa senhora pediu Fatima, pediu em Garabandal e ainda pede hoje em dia em Medjugorge hoje em dua pois a comunicaçao social nao fala disto, mas nossa senhora aparece la ha mais de 30 anos e ninguem fala disso. Como diz a biblia a luz veio ao mundo mas os homens amaram mais ad trevas. Em suma haja oraçao (terço diaria) jejum confissao comunhao e acreditem nossa senhora levará v estas intenções a Jesus. Em garabandal onde ha registos videos na net nossa senhora já falava destas situações. Pesquisem e virem-se para Deus em vez de passar o tempo a falar mal de A B ou C. Procurem Deus tudo o resto será dado por acrescimo. Rezem pelos padres/pastores etc. Bem haja aos homens de boa fé

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.