/

Guterres vence quarta votação para secretário-geral da ONU

1

UNHCR / Flickr

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O ex-primeiro-ministro ficou à frente na quarta votação secreta ocorrida esta sexta-feira entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização, disseram fontes diplomáticas à Lusa.

António Guterres teve 12 votos “encoraja”, dois “desencoraja” – melhorando o resultado da anterior votação – e um “sem opinião”.

O ex-primeiro-ministro ficou assim à frente na quarta votação secreta entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Durante a votação, cada um dos 15 membros do conselho indicou se “encoraja”, “desencoraja” ou “não tem opinião” sobre os onze candidatos.

Duas outras votações estão agendadas: uma semelhante às primeiras quatro, que acontece a 26 de setembro, e uma na primeira semana de outubro, em que os votos dos membros permanentes do conselho, que têm poder de veto sobre os candidatos, serão destacados.

Guterres venceu as três primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 05 de agosto e 29 de Agosto.

/Lusa

1 Comment

  1. Afinal de quantas votações é que o homem irá precisar para ocupar um lugar que quanto a mim e infelizmente fica muito aquém daquilo que seria exigido para uma organização com nome tão pomposo, também não será este que irá mudar a situação e todos nós bem sabemos o porquê e quem são os responsáveis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.