Funcionária que recebeu bilhete racista em vez de gorjeta gera onda de solidariedade

8392

“Ótimo serviço, mas não damos gorjeta a negros”, foi o recado deixado num talão a uma empregada de mesa afro-americana de um restaurante na Virgínia, nos Estados Unidos.

Era suposto ser mais um dia normal de trabalho para Kelly Carter, empregada de mesa no restaurante Anitta’s, no estado de Virgínia, Estados Unidos, quando um simples talão acabou por se tornar uma desagradável surpresa.

“Ótimo serviço, mas não damos gorjeta a negros”, podia ler-se no papel deixado numa das mesas que a afro-americana tinha atendido. Recorde-se que, nos EUA, este ato de deixar gorjeta é habitual e, na maioria das vezes, até já está incluído na conta final.

Kelly conta que leu o bilhete três vezes para ter a certeza de que o que estava escrito era verdade. O caso acabou por ser difundido nas redes sociais e, o que começou por ser uma história de preconceito, tornou-se numa verdadeira onda de solidariedade.

O proprietário do restaurante, Tommy Tellez, conta que ficou horrorizado e indignado mas que infelizmente esta é “uma atitude que está alinhada com o cenário político atual”. No entanto, está muito contente por ver que tantas pessoas se solidarizaram com esta história.

Tellez contou à imprensa que muitos americanos já foram propositadamente ao restaurante para conhecer Kelly, dar-lhe uma palavra de apoio ou até mesmo uma gorjeta. Na Internet, corre também uma campanha de arrecadação de fundos que já conseguiu uma “gorjeta coletiva” de cerca de 300 dólares.

Kelly diz que não se deixa abater pelo sucedido e, caso aconteça, está pronta para servir o mesmo casal novamente, sem ressentimentos.

No Twitter da NAACP, a associação de defesa dos afro-americanos que denunciou a situação, surgiram muitos comentários a dizer que o talão era falso e que a caligrafia não correspondia com a da assinatura acima.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Puro racismo mas esta da praticamente obrigatória gorjeta num país dito desenvolvido não parece combinar muito bem uma coisa com a outra.

  2. Acho a prática da gorjeta uma coisa humilhante, tanto para quem a dá como para quem a recebe. A obrigação de remunerar o trabalhador por um valor justo cabe unicamente à entidade patronal, nunca ao cliente. A gorjeta é equivalente a uma esmola, algo de muito pouco digno.

RESPONDER

-

PJ desmantelou organização criminosa ligada ao tráfico de drogas por via áerea

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma organização criminosa, sediada na região de Lisboa, dedicada ao tráfico internacional de estupefacientes por via aérea que decorria há dois anos e durante a qual foram detidas várias pessoas. A …

O papa Francisco

Visita do Papa abre excepção para gastos até 5 milhões por ajuste directo

O governo criou uma excepção à medida no âmbito da visita do Papa a Fátima, permitindo a contratualização de despesas por ajuste directo até um montante máximo de 5,1 milhões de euros. O novo decreto-lei publicado …

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado constituído arguido na Operação Marquês

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado está a ser interrogado pelo Ministério Público depois de ter sido constituído arguido, esta quarta-feira, no âmbito da Operação Marquês, o processo que envolve José Sócrates. De acordo com a …

O ministro das Finanças, Mário Centeno, no debate do OE 2017

Centeno exalta-se com as críticas do PSD. "Não faz ideia do que é um banco!"

Mário Centeno zangou-se no Parlamento com as críticas do deputado do PSD António Leitão Amaro e aumentou o tom para lhe responder, durante a audição sobre a Caixa Geral de Depósitos. "Não faz a menor ideia …

-

Atentado suicida contra forças governamentais faz dezenas de mortos no Mali

Um bombista suicida matou esta quarta-feira pelo menos 37 ex-rebeldes e membros de grupos armados pró-governamentais na cidade de Gao, no norte do Mali, indicou uma fonte militar. Fontes médicas falam em mais de 60 mortos. "Um …

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos

Bastonário da Ordem dos Médicos alerta para o "negócio milionário" da Saúde 24

Um dia antes das eleições que vão escolher o seu sucessor, José Manuel Silva denuncia a linha de apoio como sendo um "negócio milionário" e um "desperdício", comparando com a situação no SNS, onde "quase …

Apanha da azeitona

Autarca denuncia trabalho escravo no Alentejo

Há trabalhadores imigrantes que vivem em condições deploráveis no Alentejo, uma situação de verdadeiro "trabalho escravo" que é "uma vergonha" para o país. A denúncia é feita por um autarca em plena campanha da apanha …

-

Infarmed alerta para riscos de automedicação com omeprazol

O Infarmed vai alertar a população para os riscos da automedicação com omeprazol, um fármaco para a úlcera gástrica e a doença do refluxo gastro esofágico, cuja utilização prolongada sem indicação clínica tem "efeitos adversos …

-

Autor do ataque em Istambul planeou massacre na praça de Taksim

O autor confesso do atentado perpetrado numa discoteca na noite de passagem de ano em Istambul declarou que o plano inicial era cometer um massacre na praça Taksim, no centro da cidade turca, informa o …

Manuel Valls, primeiro-ministro da França

Manuel Valls agredido com um estalo durante campanha em França

O ex-primeiro-ministro de França e candidato às presidenciais francesas, Manuel Valls, foi recebido com um estalo de um jovem, esta terça-feira, quando saía do edifício camarário de Lamballe, na região da Bretanha. Enquanto cumprimentava a população, …