/

Fisco alerta para email fraudulento

2

rafiq s / Flickr

-

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) publicou um alerta de phising no seu portal, sobre uma mensagem fraudulenta que está a circular em seu nome, com o objetivo de instalar software malicioso, e que deve ser ignorada pelos contribuintes.

“A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento que está a circular uma mensagem fraudulenta que tem como assunto ‘Autoridade Tributaria – Débitos’. Esta mensagem é falsa e deve ser ignorada”, lê-se no aviso publicado no portal das Finanças.

A AT explica que o objetivo desta mensagem falsa é o de convencer o destinatário a carregar num link para descarregar e instalar “software malicioso”.

“Em caso algum se deverá carregar na ligação ou autorizar qualquer transferência de ficheiro, pois o risco de comprometer o computador e os seus dados é elevado”, acrescenta.

Os contribuintes devem suspeitar de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas, adverte a AT, lembrando a necessidade de confirmar junto da fonte “sempre que seja pedida qualquer ação ou interação” através de mensagens eletrónicas ou sites da Internet.

“Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros”, adianta, lembrando os contribuintes que não devem fornecer ou divulgar as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças e que devem apagar as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.

/Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.