FBI pagou mais de um milhão de dólares para desbloquear iPhone

1

sparktography / Flickr

-

A Polícia Federal norte-americana terá pago mais de um milhão de dólares para conseguir desbloquear o telemóvel de um dos autores do tiroteio em San Bernardino.

Durante uma conferência de imprensa realizada em Londres, o diretor do FBI, James Comey, deu uma pista sobre o montante despendido para aceder ao iPhone 5C de Syed Farook.

Segundo a agência Reuters, o responsável afirmou que o valor gasto foi superior ao que ele ainda deverá ganhar enquanto ocupar este cargo, ou seja, mais sete anos e quatro meses.

Bastou, portanto, fazer as contas, a partir de uma estimativa do salário anual do diretor, para se chegar ao valor pago pela polícia norte-americana: cerca de 1,34 milhões de euros.

Apesar do considerável “tombo” na carteira do erário norte-americano, Comey afirmou que, na sua opinião, se trata de um investimento que “valeu a pena”.

Ainda esta semana se chegou à conclusão que o telemóvel do terrorista não tinha muitas mais informações relevantes, tendo o desbloqueio servido apenas para confirmar que Farook não tinha mantido contacto nem recebido ajuda externa por parte da organização terrorista.

Os rumores iniciais diziam que o FBI teria contratado a empresa israelita Cellebrite para derrubar o sistema de segurança do iPhone, mas novas informações falam que o trabalho terá sido feito por “hackers”.

A “novela” entre o FBI e a Apple relativamente ao desbloqueio do aparelho durou várias semanas, com a agência de investigação a exigir que a empresa fizesse um “backdoor” para poder aceder aos dados.

Do outro lado, a empresa sempre se recusou a fazê-lo, considerando que essa ação colocaria em causa a segurança de todos os seus clientes.

O massacre de San Bernardino, ocorrido em dezembro do ano passado, provocou 14 vítimas mortais no centro de serviços sociais para deficientes mentais da região.

ZAP / Canal Tech

1 Comment

  1. Não sei quem é que o efebêi quer enganar, pois toda a gente sabe que eles têm gente capaz de fazer tudo isso. Quanto mais não fosse, os da Enesseei. LOL
    Quem está atento ao Snowden, sabe do que falo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.