/

Daesh perdeu um quarto do território que tinha em 2015

(dr) Dabiq Magazine

-

O Daesh perdeu mais de um quarto do seu território na Síria e no Iraque desde janeiro de 2015.

Segundo informações da empresa Information Handling Services (IHS), o território controlado pelo Daesh no Iraque e na Síria encolheu 14% em 2015 e mais 12% nos primeiros seis meses de 2016.

“Em 2015, o califado do Estado Islâmico encolheu 12.800 km2 para 78.000 km2, uma perda de 14%”, refere o relatório da IHS. “Nos primeiros meses de 2016, o território reduziu novamente em 12%. A 4 de julho de 2016, o Estado Islâmico controla cerca de 68.300 km2 no Iraque e na Síria“.

Ao todo, o território perdido pelo grupo terrorista no período corresponde ao tamanho da Irlanda do Norte.

“Nos últimos 18 meses, o Daesh continuou a perder território a um nível que vem aumentando. À medida que o califado do Daesh se vai reduzindo e se torna mais claro que o projeto está a ruir, o grupo está a voltar a priorizar a sua insurgência”, afirmou Columb Strack, analista sénior da IHS, este domingo.

Na Síria, o ISIS está sob pressão das tropas do regime, apoiadas por forças rebeldes, pela Rússia, e uma aliança curda-árabe apoiada pela coligação liderada pelos EUA.

No Iraque, as forças de seguranças apoiadas pela coligação, em conjunto com milícias pró-Governo, têm perpretado uma série de derrotas aos jihadistas.

Strack apontou que, como consequência, pode haver um aumento nos ataques do Daesh para provocar mortes em massa e sabotagem da infraestrutura económica no Iraque, na Síria e em outros territórios, incluindo na Europa.

ZAP / SN

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.