/

Comer massa não engorda – e pode mesmo ajudar a emagrecer

Comer massa não engorda e pode até ajudar a combater a diabetes e o excesso de peso.

A conclusão é de um estudo italiano que envolveu um universo de 23.366 pessoas. Os resultados da pesquisa foram publicados na Nature Nutrition & Diabetes.

O mito de que a massa engorda está ligado ao facto de este alimento ser uma fonte de hidratos de carbono. No entanto, comer massa não só não apresenta riscos de aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), como pode mesmo ajudar a combater a diabetes e o excesso de peso.

“Na visão popular, a massa é muitas vezes considerada inadequada quando queremos perder peso, e algumas pessoas excluem-na completamente das suas refeições. Esta não é uma atitude correta. Estamos a falar de um componente fundamental da tradição italiana do Mediterrâneo”, descreve Licia Iacoviello, autora principal da nova pesquisa.

Os investigadores do Instituto Neurológico Mediterrânico, em Itália, convidaram os participantes a fazer uma espécie de diário onde revelassem os seus hábitos alimentares. Os voluntários tiveram de escrever tudo o que comeram no dia anterior e em seguida foram sujeitos a um questionário.

Os autores do estudo avaliaram a quantidade de massa ingerida por dia e compararam com o IMC e com as medidas da cintura e do quadril de cada participante.

As conclusões não deixaram margens para dúvidas: as pessoas que comeram mais vezes massa não engordaram; pelo contrário, foram aquelas que perderam mais peso.

“Ao comparar os dados antropométricos com os hábitos alimentares, verificámos que o consumo de massa, ao contrário do que se pensa, não está associado a um IMC alto“, explicou George Pounis, coautor do estudo.

O preconceito de que a massa engorda tem sido responsável por uma alteração da dieta mediterrânica, o que levou o consumo de massa a decair por se considerar que a eliminação do alimento da dieta iria trazer benefícios no combate à obesidade.

No entanto, o segredo é combinar massa com legumes, tomate, peixe e azeite – e evitar a carne e as gorduras animais, sustenta a investigação.

Além disso, a porção de massa dessas pessoas era modesta – a maior porção foi de cerca de 86 gramas -, já que a massa era, regra geral, o acompanhamento em vez da refeição principal, o que é tradicional no Mediterrâneo.

Esta não é a primeira pesquisa que dá boa nota à dieta mediterrânica, da qual a massa cumpre um papel importante. No entanto, essas vantagens estavam sobretudo associada ao facto de ser rica em frutas, vegetais, peixe e produtos integrais, mas nenhum estudo tinha avaliado o papel da massa.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.