Comer massa não engorda – e pode mesmo ajudar a emagrecer

Comer massa não engorda e pode até ajudar a combater a diabetes e o excesso de peso.

A conclusão é de um estudo italiano que envolveu um universo de 23.366 pessoas. Os resultados da pesquisa foram publicados na Nature Nutrition & Diabetes.

O mito de que a massa engorda está ligado ao facto de este alimento ser uma fonte de hidratos de carbono. No entanto, comer massa não só não apresenta riscos de aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), como pode mesmo ajudar a combater a diabetes e o excesso de peso.

“Na visão popular, a massa é muitas vezes considerada inadequada quando queremos perder peso, e algumas pessoas excluem-na completamente das suas refeições. Esta não é uma atitude correta. Estamos a falar de um componente fundamental da tradição italiana do Mediterrâneo”, descreve Licia Iacoviello, autora principal da nova pesquisa.

Os investigadores do Instituto Neurológico Mediterrânico, em Itália, convidaram os participantes a fazer uma espécie de diário onde revelassem os seus hábitos alimentares. Os voluntários tiveram de escrever tudo o que comeram no dia anterior e em seguida foram sujeitos a um questionário.

Os autores do estudo avaliaram a quantidade de massa ingerida por dia e compararam com o IMC e com as medidas da cintura e do quadril de cada participante.

As conclusões não deixaram margens para dúvidas: as pessoas que comeram mais vezes massa não engordaram; pelo contrário, foram aquelas que perderam mais peso.

“Ao comparar os dados antropométricos com os hábitos alimentares, verificámos que o consumo de massa, ao contrário do que se pensa, não está associado a um IMC alto“, explicou George Pounis, coautor do estudo.

O preconceito de que a massa engorda tem sido responsável por uma alteração da dieta mediterrânica, o que levou o consumo de massa a decair por se considerar que a eliminação do alimento da dieta iria trazer benefícios no combate à obesidade.

No entanto, o segredo é combinar massa com legumes, tomate, peixe e azeite – e evitar a carne e as gorduras animais, sustenta a investigação.

Além disso, a porção de massa dessas pessoas era modesta – a maior porção foi de cerca de 86 gramas -, já que a massa era, regra geral, o acompanhamento em vez da refeição principal, o que é tradicional no Mediterrâneo.

Esta não é a primeira pesquisa que dá boa nota à dieta mediterrânica, da qual a massa cumpre um papel importante. No entanto, essas vantagens estavam sobretudo associada ao facto de ser rica em frutas, vegetais, peixe e produtos integrais, mas nenhum estudo tinha avaliado o papel da massa.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Achados da Idade do Bronze descobertos em Mafra

Vestígios da Idade do Bronze foram encontrados durante a construção do Centro de Saúde de Mafra e são os mais antigos até agora descobertos na vila, disse esta segunda-feira à Lusa a arqueóloga Ana Catarina …

Filho de José Eduardo dos Santos em prisão preventiva

O filho do ex-Presidente angolano está em prisão preventiva por suspeita de vários crimes. Vários jornais estão a avançar que José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, está em prisão preventiva. Em causa estão os crimes …

Metallica regressam a Portugal

A banda americana regressa a Portugal a 1 de maio de 2019, num concerto no estádio do Restelo, em Lisboa. O concerto em solo luso da digressão WorldWired será o primeiro de 20 concertos agendados …

Jovem indonésio sobreviveu 48 dias à deriva no Pacífico

Um jovem indonésio sobreviveu 48 dias com a ajuda de uma plataforma para captura de peixe até ter sido resgatado por um cargueiro a cerca de dois mil quilómetros do território norte-americano de Guam, no …

Câmara de Braga condenada a pagar mais 4 milhões pelo Estádio

Construído nos mandatos de Mesquita Machado, o estádio tinha um orçamento inicial de 65 milhões, mas acabou por custar mais de 150 milhões. O Tribunal Administrativo e Fiscal condenou a Câmara de Braga a pagar mais …

Movimento de Rui Moreira confronta António Costa sobre Infarmed

A Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento pediu, este domingo, ao primeiro-ministro que esclareça se apoiou o ministro da Saúde na decisão de reavaliar a eventual transferência do Infarmed para o Porto. A associação Porto, o …

Nova acusação de assédio sexual contra juiz nomeado por Trump para o Supremo

O juiz nomeado pelo Presidente dos EUA para o Supremo Tribunal foi acusado por uma segunda mulher, este domingo, de assédio sexual na década de 80.  A New Yorker noticiou, este domingo, que os democratas que …

"Hard Brexit" pode ser o fim do Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tem sido alertada por elementos do seu Executivo para o possível desmembramento do Reino Unido, num cenário de saída da União Europeia sem acordo, o chamado ‘hard Brexit’. Após …

Duas sondas japonesas pousaram num asteróide e fizeram História

Pela primeira vez na história, o Homem conseguiu aterrar dois rovers não tripulados num asteróide. A proeza histórica aconteceu este sábado e deveu-se aos japoneses. "Fiquei impressionado com o que conquistamos no Japão. Este é apenas …

Milionário da Somague declara falência e pede perdão de 67 milhões de euros

O ex-presidente da Somague, Diogo Vaz Guedes, declarou falência, pedindo o perdão de dívidas superiores a 67 milhões de euros. O Novo Banco e o BCP estão entre os credores do milionário. O jornal Correio da …