Comer massa não engorda – e pode mesmo ajudar a emagrecer

Comer massa não engorda e pode até ajudar a combater a diabetes e o excesso de peso.

A conclusão é de um estudo italiano que envolveu um universo de 23.366 pessoas. Os resultados da pesquisa foram publicados na Nature Nutrition & Diabetes.

O mito de que a massa engorda está ligado ao facto de este alimento ser uma fonte de hidratos de carbono. No entanto, comer massa não só não apresenta riscos de aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), como pode mesmo ajudar a combater a diabetes e o excesso de peso.

“Na visão popular, a massa é muitas vezes considerada inadequada quando queremos perder peso, e algumas pessoas excluem-na completamente das suas refeições. Esta não é uma atitude correta. Estamos a falar de um componente fundamental da tradição italiana do Mediterrâneo”, descreve Licia Iacoviello, autora principal da nova pesquisa.

Os investigadores do Instituto Neurológico Mediterrânico, em Itália, convidaram os participantes a fazer uma espécie de diário onde revelassem os seus hábitos alimentares. Os voluntários tiveram de escrever tudo o que comeram no dia anterior e em seguida foram sujeitos a um questionário.

Os autores do estudo avaliaram a quantidade de massa ingerida por dia e compararam com o IMC e com as medidas da cintura e do quadril de cada participante.

As conclusões não deixaram margens para dúvidas: as pessoas que comeram mais vezes massa não engordaram; pelo contrário, foram aquelas que perderam mais peso.

“Ao comparar os dados antropométricos com os hábitos alimentares, verificámos que o consumo de massa, ao contrário do que se pensa, não está associado a um IMC alto“, explicou George Pounis, coautor do estudo.

O preconceito de que a massa engorda tem sido responsável por uma alteração da dieta mediterrânica, o que levou o consumo de massa a decair por se considerar que a eliminação do alimento da dieta iria trazer benefícios no combate à obesidade.

No entanto, o segredo é combinar massa com legumes, tomate, peixe e azeite – e evitar a carne e as gorduras animais, sustenta a investigação.

Além disso, a porção de massa dessas pessoas era modesta – a maior porção foi de cerca de 86 gramas -, já que a massa era, regra geral, o acompanhamento em vez da refeição principal, o que é tradicional no Mediterrâneo.

Esta não é a primeira pesquisa que dá boa nota à dieta mediterrânica, da qual a massa cumpre um papel importante. No entanto, essas vantagens estavam sobretudo associada ao facto de ser rica em frutas, vegetais, peixe e produtos integrais, mas nenhum estudo tinha avaliado o papel da massa.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …