15 lugares para se apaixonar pelo Porto

Segunda maior cidade de Portugal; centro histórico classificado como Património Mundial pela UNESCO; Capital Europeia da Cultura em 2001; maior produto de exportação (vinho) conhecido e apreciado mundo fora… não faltam títulos e honras para os moradores do Porto se orgulharem.

Realmente, é difícil resistir a tantas belezas e atractivos. A seguir, AEIOU e Hostelworld, o website líder em hospedagem barata pelo mundo, mostram 15 lugares que não podem faltar na lista de atracções para visitar quando passar pelo Porto.

E aos turistas, atenção: viaja-se facilmente desde Lisboa, com menos de 3 horas de distância, e bilhetes de comboio a €30. E os hostels estão entre os mais bonitos do mundo, com diárias a custos deveras atraentes (a partir de €7).

 

1. Castelo do Queijo

Oficialmente denominado Forte de São Francisco Xavier do Queijo, fica junto à Praça Gonçalves Zarco, próximo à foz do Rio Douro, e impressiona pelas suas muralhas de pedra, cúpulas e canhões históricos. Diz a tradição que foi edificado em 1661 sobre uma rocha de granito arredondada, com um formato similar a um queijo.

2. Livraria Lello e Irmão

Na Rua das Carmelitas está esta que já foi considerada uma das mais belas livrarias do mundo. A beleza do exterior do edifício neogótico equipara-se aos imensos arcos de seu interior. Os pilares, vitrais e bustos de escritores famosos como Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco, encantam os visitantes que não resistem a uma foto na linda e imponentes escadaria.

3. Estação de São Bento

Frequentemente presente em listas das estações de comboio mais bonitas do mundo, a Estação de São Bento (que entrou em serviço em 1896, mas só foi inaugurada oficialmente em 1916), impressiona especialmente pelos mais de 500 metros quadrados de azulejos em suas paredes (que demorou 11 anos para o artista Jorge Colaço concluir o trabalho).

4. Café Majestic

Café histórico na Rua de Santa Catarina, inaugurado em 1921 (então chamado “Elite”) e que foi palco das históricas “tertúlias” com escritores, filósofos e artistas da época. Até os dias de hoje promove recitais, concertos e exposições.

5. Casa da Música

A principal sala de concertos do Porto é um símbolo da modernidade no Porto. Foi projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, e foi totalmente concluída em 2005. O espaço ganha comparações com o Museu Guggenheim em Bilbao, dada sua beleza e arrojo.

6. Igreja de São Francisco

Bem no centro histórico da cidade, o estilo gótico desta construção do século 14 atrai os olhares de quem passa. Destaque para o detalhe da talha dourada barroca, adicionada no século 18.

7. Mercado do Bolhão

Na freguesia de Santo Ildefonso, eis um dos mercados mais emblemáticos do Porto, com sua imcomparável arquitetura neoclássica. Os dois pisos oferecem uma variedade de alimentos frescos, peixes, flores, roupas, tecidos, perfumes e tudo mais. Além de cafetarias e mercearias de alto nível.

8. Rua de Santa Catarina

Principal centro comercial da Baixa do Porto, onde não passam carros em grande parte da rua. Não faltam opções de lojas de roupas, sapatos e todo tipo de presentes. Na rua, estão também outros pontos de interesse turístico como a Praça da Batalha, a Capela de Santa Catarina e o famoso Café Majestic.

9. Torre dos Clérigos

O símbolo maior da cidade faz parte da igreja construída na metade do século 18, em estilo barroco. É composta de seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Vale qualquer esforço.

10. Ribeira

Um dos locais mais antigos e tradicionais do Porto, é parte destacada do centro histórico da cidade. Com o seu visual belo e relaxante para passeios diurnos, a área conta com diversos bares e cafés que ganham popularidade durante a noite e atraem mutos visitantes.

11. Muralhas Fernandinas

O que restou das estruturas medievais que cercavam a cidade do Porto hoje comportam diversas portas e postigos junto à Ribeira. Vale a pena subir as longas escadas até o topo (ou utilizar o funicular) para apreciar a vista digna de um cartão-postal.

12. Foz do Porto

Indiscutivelmente um dos lugares mais belos do Porto, a foz do Rio Douro é o local ideal para passar uma tarde ou noite tranquila. Um passeio marítimo ou uma saborosa refeição num dos inúmeros restaurantes à beira-mar são alguns dos programas favoritos dos que passam por lá.

13. Fundação Serralves

Um dos mais importantes pólos culturais e artísticos da Península Ibérica, a Fundação Serralves abrange um belo e agradável espaço verde de 18 hectares, envolvendo o Museu de Arte Contemporânea e os jardins da Casa de Serralves. Outro destaque é a Quinta do Mata-Sete, com animais circulando livremente.

14. Sé do Porto

A Catedral do Porto, no centro histórico, data do século XII, e teve seu exterior modificado ao longo dos séculos. Os grandes destaques neste belo edifício são a abóbada central sustentada por arcos, e a imagem medieval de Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da cidade.

15. Caves do Vinho do Porto

Basta atravessar uma das seis pontes, na margem sul do Rio Douro, e chega-se à vizinha Vila Nova de Gaia, onde estão as famosas caves onde se faz o envelhecimento dos tão famosos vinhos do Porto. Quem visita as adegas, conhece a história da produção das marcas, tem oportunidade de provar as bebidas e, claro, levar para casa o seu favorito (branco, ruby, tawny).

AEIOU / HostelBookers

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.