/

Zuckerberg está a deixar população do Havai furiosa (e tudo por causa de um muro)

2

DonkeyHotey / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O muro de pedra, construido à volta de uma propriedade que o fundador do Facebook comprou na ilha de Kauai, está a causar indignação entre os moradores.

Mark Zuckerberg está a deixar os habitantes da ilha Kauai, a quarta maior do Havai, em alvoroço e tudo por causa de um muro de pedra, conta a BBC.

O fundador do Facebook está a construir um muro, com quase dois metros de altura, para proteger uma propriedade que comprou em 2014.

Segundo a emissora britânica, o terreno, com um total de 240 hectares, inclui uma praia, uma antiga plantação de cana-de-açúcar e uma pequena quinta direcionada para alimentos orgânicos.

Em causa está o facto deste muro estar a bloquear a vista para a praia, à qual estão tão ligados os moradores desta ilha.

“É triste que alguém chegue aqui, compre uma extensão enorme de terra e a primeira coisa que faça seja bloquear a vista que a comunidade tem há anos”, afirmou Gy Hall, um morador da ilha, ao jornal local TGI.

“Estou muito infeliz com tudo isto. Sei que o terreno pertence a Mark Zuckerberg e que dinheiro não é um problema para ele. Mas sou mais baixa que o muro e quando vou a passar não vejo mais do que uma parede”, diz também Donna Mcmillen, que vive perto da propriedade adquirida pelo CEO.

-

Além de ‘tapar’ a vista paradisíaca aos moradores, muitos também se queixam do facto do muro ter prejudicado a circulação do ar naquela zona.

“Faz muito calor atrás desta parede. Como está localizada num aterro, a brisa do mar não consegue entrar nesta zona”, explicou Shosana Chantara, outra vizinha da construção.

De acordo com o jornal local, alguns moradores já colocaram cartazes e bilhetes no muro, apelando ao fundador da rede social que o derrube. Outros escreveram diretamente a Zuckerberg, mas ainda não obtiveram resposta.

Entrevistado pelo The Daily Mail, Shawn Smith, porta-voz do projeto, enviou uma nota às redações, explicando que este tipo de construção “é geralmente usado como uma barreira de som para reduzir o ruído proveniente da rua”.

“A barreira segue todos os regulamentos e a nossa equipa está comprometida em garantir que qualquer desenvolvimento respeita a paisagem local e o meio ambiente, assim como os vizinhos”, acrescentou.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Que substitua a pedra por vidro ou acrílico, assim pelo menos não retira a visão para o mar e serve de isolamento acústico.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.