/

“Baby Shower”. Jardim Zoológico norte-americano revela sexo de panda bebé

O Jardim Zoológico de Washington revelou, esta segunda-feira, que o panda nascido em agosto é macho, de acordo com testes genéticos.

O Smithsonian’s National Zoo, em Washington, revelou, na segunda-feira, que o panda nascido em agosto é macho, de acordo com os testes genéticos. A revelação do sexo foi feita num vídeo divulgado pelo jardim zoológico, no qual os tratadores mostram uma tela com manchas azuis “pintada” pelo pai do panda bebé, Tian Tian.

Segundo o Phys, os pandas recém-nascidos têm uma aparência semelhante, sendo preciso proceder a testes de ADN para determinar o sexo. A cria, nascida no dia 21 de agosto, ainda não tem nome.

“O pequenino está com boa saúde e é robusto”, informou o Jardim Zoológico, adiantando que o mamífero tem 1,6 kg e 35 centímetros de altura. “Os olhos do bebé estão a abrir. Os tratadores estão a observar um ótimo progresso”, acrescentou a instituição.

O nascimento do panda aconteceu a meio da pandemia de covid-19, pelo que o zoológico montou uma “câmara panda” para que os fãs pudessem acompanhar o nascimento em tempo real. A mãe Mei Xiang, de 22 anos, foi inseminada artificialmente a 22 de março com sémen congelado de Tian Tian, de 23 anos, um panda também residente no zoo.

Este foi o primeiro procedimento bem-sucedido deste tipo nos Estados Unidos usando apenas esperma congelado.

Estudos científicos demonstram que Mei Xiang é a segunda panda mais velha a dar à luz. Desde que chegou ao jardim zoológico norte-americano, deu à luz dois machos (em 2005 e 2015) e uma fêmea (em 2013).

Os filhos – Tai Shan, Bao Bao e Bei Bei – foram transportados para a China aos quatros anos de idade sob um acordo com o Governo chinês. O contrato prevê a repatriação de Mei Xiang e Tian Tian em dezembro.

O Smithsonian’s National Zoo foi reaberto a 24 de julho, com lotação limitada.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.