Zoo do Rio de Janeiro duplica a produção de gelados para animais suportarem o calor

Carla tem cerca de 50 anos e, para suportar o calor do verão no Rio de Janeiro, come 50 quilos de gelados por dia – tudo sem conservantes nem açúcar. Carla é a elefanta do Zoológico do Rio de Janeiro, que para se preparar para o verão deste ano comprou um novo congelador e duplicou a produção de “sorvete” para os animais.

A dieta da elefanta Carla é cuidadosamente controlada pela zootecnista Karla Cunha. “Com o calor, a gente percebe que os animais ficam quietos, fadigados e apáticos. Com os gelados, eles movimentam-se mais e refrescam-se. A apatia diminui no momento de prazer que eles têm”, conta a zootecnista.

Desde novembro, o zoológico prepara 200 quilos de comida congelada para os animais, que são distribuídos a primatas, felinos, ursos e elefantes. Os carnívoros, como o tigre e a onça, recebem carne congelada. Já os omnívoros – que se alimentam de vegetais e carnes – como os chimpanzés, recebem frutas batidas com iogurte ou puras. Além disso, a poda das árvores foi interrompida para garantir mais sombra, e as jaulas contam com aspersores de água e renovação de água corrente.

Além de se refrescarem, os animais são estimulados a procurar a melhor forma de comer os snacks. Os macacos, por exemplo, ao perceberem que se trata de um alimento gelado, aprendem a comer os “picolés” (gelados de gelo em palitos) de fruta a segurar nos palitinhos.

Já os elefantes têm que encontrar formas de quebrar o gelo para chegar à fruta congelada com a tromba: “Tudo isto vai ativando o raciocínio e a memória e faz com que o animal aumente a atividade física. Eles interagem, e isso e aguça os sentidos, como olfato e paladar”.

Os gelados e picolés não podem levar açúcar e têm que ser preparados pelo próprio zoo para atender às necessidades de cada espécie. As frutas preferidas têm sido as que contêm água, como a melancia, o melão e a uva. Segundo Karla, alimentar os animais com gelado normal pode causar diabetes e problemas dentários, como cáries.

A dieta especial vai até março, quando acaba o verão, e os visitantes do zoológico podem ver os animais a comer gelados nos horários de mais quentes: no fim da manhã e no início da tarde.

Também com um gelado na mão, Gabriel Machado, de 5 anos, foi ao zoológico do Rio com a família esta segunda-feira, quando os termómetros no Rio de Janeir registavam 36,4ºC. “Está muito calor mesmo. O meu pai até colocou ar condicionado na minha casa. Para o bicho, o jeito é tomar o picolé“, diverte-se o miúdo.

Hiago Silva, de 10 anos, não acredita que os picolés consigam amenizar o calor que os animais estão a passar no verão. Morador da favela da Rocinha, foi ao zoológico num passeio da colónia de férias organizada pela unidade de polícia pacificadora da sua comunidade. Já Felipe Barbosa, de 10 anos, discorda do colega e defende os picolés: “é claro que dá jeito!”

Em uma coisa, no entanto, ambos concordam: nunca tinham visto um animal a comer um gelado.

ZAP / Abr

PARTILHAR

RESPONDER

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …