Zoo do Rio de Janeiro duplica a produção de gelados para animais suportarem o calor

Carla tem cerca de 50 anos e, para suportar o calor do verão no Rio de Janeiro, come 50 quilos de gelados por dia – tudo sem conservantes nem açúcar. Carla é a elefanta do Zoológico do Rio de Janeiro, que para se preparar para o verão deste ano comprou um novo congelador e duplicou a produção de “sorvete” para os animais.

A dieta da elefanta Carla é cuidadosamente controlada pela zootecnista Karla Cunha. “Com o calor, a gente percebe que os animais ficam quietos, fadigados e apáticos. Com os gelados, eles movimentam-se mais e refrescam-se. A apatia diminui no momento de prazer que eles têm”, conta a zootecnista.

Desde novembro, o zoológico prepara 200 quilos de comida congelada para os animais, que são distribuídos a primatas, felinos, ursos e elefantes. Os carnívoros, como o tigre e a onça, recebem carne congelada. Já os omnívoros – que se alimentam de vegetais e carnes – como os chimpanzés, recebem frutas batidas com iogurte ou puras. Além disso, a poda das árvores foi interrompida para garantir mais sombra, e as jaulas contam com aspersores de água e renovação de água corrente.

Além de se refrescarem, os animais são estimulados a procurar a melhor forma de comer os snacks. Os macacos, por exemplo, ao perceberem que se trata de um alimento gelado, aprendem a comer os “picolés” (gelados de gelo em palitos) de fruta a segurar nos palitinhos.

Já os elefantes têm que encontrar formas de quebrar o gelo para chegar à fruta congelada com a tromba: “Tudo isto vai ativando o raciocínio e a memória e faz com que o animal aumente a atividade física. Eles interagem, e isso e aguça os sentidos, como olfato e paladar”.

Os gelados e picolés não podem levar açúcar e têm que ser preparados pelo próprio zoo para atender às necessidades de cada espécie. As frutas preferidas têm sido as que contêm água, como a melancia, o melão e a uva. Segundo Karla, alimentar os animais com gelado normal pode causar diabetes e problemas dentários, como cáries.

A dieta especial vai até março, quando acaba o verão, e os visitantes do zoológico podem ver os animais a comer gelados nos horários de mais quentes: no fim da manhã e no início da tarde.

Também com um gelado na mão, Gabriel Machado, de 5 anos, foi ao zoológico do Rio com a família esta segunda-feira, quando os termómetros no Rio de Janeir registavam 36,4ºC. “Está muito calor mesmo. O meu pai até colocou ar condicionado na minha casa. Para o bicho, o jeito é tomar o picolé“, diverte-se o miúdo.

Hiago Silva, de 10 anos, não acredita que os picolés consigam amenizar o calor que os animais estão a passar no verão. Morador da favela da Rocinha, foi ao zoológico num passeio da colónia de férias organizada pela unidade de polícia pacificadora da sua comunidade. Já Felipe Barbosa, de 10 anos, discorda do colega e defende os picolés: “é claro que dá jeito!”

Em uma coisa, no entanto, ambos concordam: nunca tinham visto um animal a comer um gelado.

ZAP / Abr

PARTILHAR

RESPONDER

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …