O antigo futebolista brasileiro Zico anunciou hoje que vai candidatar-se à presidência da FIFA, para suceder a Joseph Blatter, mas admitiu que não reúne todos os apoios necessários para a sua eleição.
“Gostaria de confirmar a decisão de ser candidato à FIFA nas próximas eleições. Sinto-me capaz. É certo que algumas regras devem mudar”, declarou Zico numa conferência de imprensa na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
“É triste para o nosso desporto ver o que se está a passar, a corrupção, o desperdício de todo o trabalho duro de tantas pessoas”, disse o antigo artilheiro da selecção brasileira da década de 80.
“Tenho 62 anos, e só me lembro de dois presidentes na FIFA: João Havelange e Joseph Blatter. Isto é inaceitável, isto tem que mudar”, acrescentou o lendário número 10 canarinho.
A semana passada, Joseph Blatter demitiu-se da presidência da FIFA, cargo que ocupava desde 1998, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e pediu a marcação de um congresso extraordinário para a eleição de um sucessor.
Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, considerado o “Pelé branco”, foi o ídolo da torcida do Flamengo durante 12 anos, antes de rumar a Itália, em 1983, onde jogou na Udinese.
Brasileiro do Rio, Zico é filho de português, de seu nome José Antunes Coimbra, natural de Tondela e sportinguista ferrenho.
Marcou 476 golos em 697 jogos oficiais na sua carreira. Aqui ficam alguns.
ZAP / Futebol 365