Zelenskyy visita Reino Unido. Vai discursar no Parlamento e encontrar-se com Carlos III

3

Sergey Dolzhenko/EPA

Volodymyr Zelenskyy

Reino Unido anunciou reforço do treino de militares ucranianos e a aplicação de novas sanções.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visita hoje o Reino Unido, onde será recebido pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e dirigir-se ao Parlamento, em Londres, anunciou o Governo. Trata-se da primeira viagem de Zelenskyy a este país que a invasão começou, há cerca de um ano.

Durante a visita, Zelensky e Sunak vão visitar militares ucranianos que estão a ser treinados no Reino Unido e encontrar-se com líderes militares britânicos para discutir os detalhes do programa de treino.

“A visita do presidente Zelenskyy ao Reino Unido é uma prova de coragem, determinação e luta do seu país, e uma prova da amizade inquebrável entre os nossos dois países”, pode ler-se no comunicado lançado pelo gabinete de Rishi Sunak.

Segundo um comunicado do Governo, o Reino Unido vai estender o treino dos soldados ucranianos a membros da força aérea e marinha. “Sunak oferecerá o apoio do Reino Unido aos planos de Zelenksyy de trabalhar em prol de uma paz justa e duradoura para a Ucrânia”, continua o documento.

As últimas informações providenciadas pelo ministério da Defesa britânico dão ainda conta da implementação, a médio prazo, de novas sanções destinadas aos que ajudaram o Presidente russo, Vladimir Putin, a “construir a sua riqueza pessoal, e as empresas que lucraram com a máquina de guerra do Kremlin.”

De acordo com o The Guardian, as novas sanções têm na mira 15 indivíduos e entidades, nomeadamente seis empresas responsáveis por providenciar equipamento militar à Rússia na invasão (tais como drones). É o caso da CST, a RT-Komplekt, a Oboronlogistics e da Topaz.

No campo das personalidades visadas, destacam-se Boris Titov, presidente da Comissão dos Direitos dos Empreendedores; Nikolay Egorov, até há pouco tempo presidente da maior refinaria privada da Rússia, Sergey Rudnov, proprietário de um grupo de publicações pró-Kremlin, ou Viktor Myachin, proprietário da Aerostartm uma empresa de manutenção e reparação de aeronaves.

Está igualmente previsto um encontro com o rei Carlos III, no Palácio de Buckingham, durante a tarde de hoje.

Na Ucrânia, o dia de ontem ficou marcado pela confirmação da nomeação de Ihor Klymenko para o cargo de ministro do Interior e de Vasily Malyuk para chefe dos Serviços de Segurança, funções que já vinham a desempenhar de forma interina. Zelenskyy saudou a confirmação, destacando que ambos passaram o teste da guerra.

“Agora temos nos cargos pessoas que ganharam experiência com a guerra. Tiveram claros resultados no seu trabalho para o Estado, ao lutar pelo seu povo pela independência. Deviam existir mais pessoas assim nos vários níveis do governo central e local”, destacou o presidente no seu discurso.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.