Zelenskyy: Ucrânia tem “cidades mortas” e negociações com a Rússia estão no nível zero

EPA/Sergey Dolzhenko

Em Severodonetsk, as tropas ucranianas têm estado envolvidas em violentos confrontos de rua com os soldados russos.

Volodymyr Zelenskyy explicou ontem que os combates dominam as ruas da cidade de Severodonetsk, onde a Rússia está em vantagem numérica. “Eles superam-nos em número, são mais poderosos.” Ainda assim, o presidente da Ucrânia não deixou de motivar a sua população, dizendo que a Ucrânia tem “todas as hipóteses” de retomar o controlo total da cidade — que chegou a estar 80% nas mãos dos russos.

Numa outra declaração, durante a tarde de ontem, Zelenskyy explicou que as forças ucranianas estavam a “segurar” posições, apesar dos fortes ataques das tropas russas. A situação no terreno é “difícil”, adiantou o responsável e as cidades de Severodonetsk e de Lysychansk são atualmente “cidades mortas“.

O autarca de Severodonetsk corroborou as palavras do presidente ucraniano, reforçando que as forças ucranianas estão a fazer todos os possíveis para manter a posição na cidade. Segundo Oleksandr Stryuk, a situação “é muito difícil”, com os russos a enviar mais tropas para a região para capturar toda a cidade. “As nossas forças armadas fortaleceram e estão a segurar as suas posições”.

O presidente ucraniano adiantou que ainda estão em Sievierodonetsk entre 10 mil a 15 mil civis — mesmo após os bombardeamentos que aconteceram esta semana. No que respeita às negociações de paz entre o país invadido e o invasor, Zelenskyy explicou que estas estão no “nível zero”.

Rússia reclama controlo de zonas residenciais

A Rússia, por sua vez, assegurou hoje que as suas forças armadas assumiram o controlo das zonas residenciais de Severodonetsk e de 97% da região de Lugansk, no leste da Ucrânia, a que pertence a cidade.

“As áreas residenciais de Severodonetsk foram totalmente libertadas. A conquista da sua zona industrial e localidades vizinhas prossegue”, disse o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, numa reunião com chefias militares, citado pela agência francesa AFP.

A cidade de Severodonetsk é o epicentro dos combates na região do Donbass, formada pelos territórios de Lugansk e Donetsk, que a Rússia disse que ia libertar quando invadiu a Ucrânia há mais de três meses.

Segundo Shoigu, cujas aparições têm sido raras desde o início da guerra, Moscovo controla agora 97% da região de Lugansk, à qual pertence Severodonetsk. “As cidades de Lyman e Sviatoguirsk, assim como 15 outras localidades, foram libertadas”, acrescentou o ministro durante a reunião, transmitida pela televisão russa.

Se confirmada, a conquista destas duas cidades seria significativa, uma vez que eliminaria um último obstáculo à cidade simbólica de Sloviansk e a Kramatorsk, a capital da região de Donetsk controlada pela Ucrânia, segundo a AFP.

ZAP, Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.