Zelenskyy só aceita encontro com Putin. Vai “levar tampa”?

4

// Wlad_Mus / Depositphotos; Firdaus Omar / Flickr

Líder da Ucrânia acusa Putin de bluff. Rússia vai estar em Istambul, mas não confirma presença do presidente russo. Zelenskyy não aceita encontrar-se com nenhum representante russo que não seja Putin.

É oficial: Volodymyr Zelenskyy vai viajar para a Turquia esta semana na esperança de se encontrar “pessoalmente” com Vladimir Putin.

A acontecer, seria a primeira vez em seis anos. O presidente ucraniano está aberto a negociar “qualquer coisa que contribua para uma paz verdadeira e duradoura”, desde que haja um cessar-fogo total de 30 dias, explicou o seu chefe de gabinete, Andriy Yermak.

Zelenskyy está focado e a tentar mostrar valentia: não aceita encontrar-se em Istambul com nenhum representante russo que não seja Putin, garantiu o seu conselheiro Mykhailo Podolyak em entrevista ao programa The Breakfast Show. Mas há um problema: Putin vai “dar-lhe tampa”, quase de certeza.

A apenas dois dias de um eventual encontro, ainda não há confirmação por parte de Moscovo quanto à presença de Putin em Istambul. Apesar de o líder russo ter mostrado interesse em negociações diretas entre os dois países, “sem pré-condições”, e de ter sugerido uma reunião entre autoridades de Moscovo e Kiev em Istambul esta semana, nunca falou em encontrar-se pessoalmente com o seu “arqui-inimigo” homólogo ucraniano.

Esta terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov garantiu que anunciará em breve quem participará nas negociações, que a Turquia já aceitou acolher, mas não revelou se Putin estaria presente, segundo a Reuters.

Zelenskyy acusa-o de bluff. A recusa de Putin em ir à Turquia na quinta-feira está a ser catalogada como um “último sinal” de que a Rússia quer continuar a guerra e que não quer negociar e que, nesse caso, os aliados devem aumentar o seu apoio à nação ucraniana.

Se Putin comparecer, Podolyak explicou que serão feitas alterações legais às leis ucranianas que atualmente proíbem negociações diretas com o presidente russo. O presidente ucraniano “ainda está legalmente proibido de negociar com a Rússia”, lembrou o Kremlin em março.

Donald Trump, por sua vez, disse esta segunda-feira que estava a considerar viajar para a Turquia, após visitar o Qatar, à Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

Acredito que ambos os líderes estarão lá. Até pensei em voar para lá, mas não tenho a certeza de onde estarei na quinta-feira, pois tenho muitas reuniões”, confessou o presidente dos EUA.

Tomás Guimarães, ZAP //

4 Comments

  1. “O presidente ucraniano “ainda está legalmente proibido de negociar com a Rússia”, lembrou o Kremlin em março”
    Na verdade, o “presidente” ucraniano, não é oficialmente presidente desde Maio do ano passado, quando decretou a lei marcial e cancelou as eleições para se manter “democráticamente” no poder. Desta forma, não tem qualquer representatividade para falar com Putin.
    Além disso, se Zalensky está tão aflito para conversar sobre paz em Istambul, que o tivesse aproveitado em 2022, quando certamente conseguiria melhores vantagens do que conseguirá agora. Estou certo que está torcendo a orelha por ter ido na conversa do mui estimado e considerado, sr. Boris Jonhson e quem mais o enviou.

    2
    1
    • Tu és dos tais “Lusitano” que se o Russos invadirem PT, vais lá a correr com um Cravo na mão a desejar Boas-Vindas.

      • Invasão russa ? E tu és dos tais a que não valem uma resposta, mas ainda te aconselho a não te descuidares com a medicação para os desvarios mentais.

      • Lusitano…? Deves ser tão Lusitano como um cruzamento de um chimpanzé com um fanático do Chega.

        Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.