Xiaomi nota grande procura pelo seu primeiro elétrico. Espera chega aos 7 meses

Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China

Série SU7 de carros elétricos da Xiaomi

A marca não está a conseguir responder à enorme procura, tendo registado quase 90 mil encomendas logo o primeiro dia.

A gigante tecnológica chinesa Xiaomi está a ter uma entrada estrondosa entrou no mercado dos veículos elétricos (VE) com o lançamento do seu primeiro carro, o sedan SU7, na semana passada.

O entusiasmo pelo VE da Xiaomi é confrontado com a realidade dos tempos de espera para entrega que podem chegar até sete meses, devido a uma procura inicial esmagadora, evidenciada por quase 89.000 reservas no primeiro dia de pré-encomendas, explica o Business Standard.

A parceria com o Grupo BAIC, um colosso automotivo estatal chinês, abre caminho para que os carros da Xiaomi saiam da linha de produção de uma instalação dedicada em Pequim, gabando-se de uma impressionante capacidade anual de 200.000 unidades.

Este movimento é apoiado pelo compromisso da Xiaomi de injetar um colossal total de 10 mil milhões de dólares neste empreendimento ao longo da próxima década. Notavelmente, a entrada da Xiaomi está entre as poucas que conseguiram obter a aprovação dos órgãos reguladores chineses no meio de preocupações de um sobrefornecimento no setor.

As ações da Xiaomi desfrutaram de uma subida de 16% após o lançamento do SU7, sinalizando uma forte aprovação do mercado. O veículo, carinhosamente denominado “Speed Ultra 7”, custa é de 215.900 yuan (27.554 euros ao câmbio atual). O prazo de espera alarga-se para a versão mais cara, que custa 299.900 yuan (38.275 euros), atingindo 27 a 30 semanas.

A Xiaomi lançou o SU7 numa variedade de nove cores, com características de design avançadas como faróis elegantes, luzes traseiras halo e um cockpit repleto de tecnologia de ponta. A integração do carro com o ecossistema da Xiaomi, através do Hyper OS, garante uma conexão sem falhas com outros dispositivos Xiaomi.

Esta incursão no mercado de VE é uma declaração ousada da Xiaomi contra gigantes da indústria como Tesla e BYD, no maior mercado automóvel do mundo. Ainda assim, esta aventura desenrola-se contra o pano de fundo de uma desaceleração global nas vendas de VE e competições de preços a intensificar, com gigantes como a Tesla a reduzir os preços e outros, como a Apple, alegadamente a pausar as suas ambições de VE.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.