Xi Jinping avisou as tropas para se prepararem para a guerra

CJCS / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

O Presidente chinês, Xi Jinping, visitou uma base militar na província de Guangdong e pediu às tropas: “ponham toda a vossa mente e energia na preparação para a guerra”.

Esta terça-feira, Xi Jinping visitou  uma base militar em Chaozhou, na província de Guangdong (a antiga Cantão), e pediu às tropas que se preparem para a guerra.

Ponham toda a vossa mente e energia na preparação para a guerra” disse o Presidente chinês, citado pela CNN, enquanto passava revista ao Corpo de Fuzileiros Navais do Exército de Libertação Popular. O Presidente terá pedido ainda aos soldados que mantenham “um estado de alerta elevado” e que sejam “absolutamente leais, absolutamente puros, e absolutamente fiáveis”.

A visita à base militar acontece numa altura em que a tensão entre a China e os Estados Unidos atinge níveis sem precedentes, quer pelas posições face à crise do novo coronavírus, pela implementação das novas redes 5G ou pela autonomia de Taiwan.

Na véspera da visita, a Casa Branca notificou o Congresso de que estava a planear avançar com a venda de três sistemas avançados de armas a Taiwan.

Em resposta, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros exortou os Estados Unidos a “cancelar imediatamente quaisquer planos de venda de armas a Taiwan” e a cortar todos os “laços militares” entre os EUA e o território.

Em causa está a venda de um sistema de mísseis de médio alcance, além de mísseis terra-ar e sensores para caças F-16.

Esta não seria a primeira vez que os Estados Unidos venderiam armamento a Taiwan. Só na última década, faturaram cerca de 20 mil milhões de dólares neste tipo de transações.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os estados unidos? Essa nação que não vai à guerra com ninguém? e esse presidente, supra sumo da inteligência e que até esteve nomeado para Nobel da paz? Naaaa, devem ter feito confusão, esses não são de guerras.

  2. Depois de os governos ocidentais terem-lhe enchido os cofres com dinheiro, depois de um vírus que acaba numa outra boa negociata para eles chineses, vem agora com a ameaça de uma guerra, continuem a encher-lhe os cofres!

  3. Não houve um dia desde que me lembro, que o mundo ficou uma semana sem guerra em alguma região do planeta. Culpa de seres humanos ambiciosos que só pensam no poder como se fosse eterno.Talvez se investissemos em agricultura e saúde a pobreza poderia não existir mais.

  4. o Ocidente ,para se livrar do problema da poluiçao e responsabilidades a uns 20 anos ,começou a comprar a china, eles a custa da vida de milhoes,fabricaram barato ( trabalho escravo ) um pais rural ,transformou-se na maior potencia economica mundial e tenta ser a maior militar ,pegaram numa lagartixa e deram-lhe asteroides ate se transformar em crocodilo,agora ficaram com um monstro nas maos ,que nao sabem o que fazer !destruiram a industria no Ocidente para comprar barato a China , agora como se viu com o Covid ,ficamos dependentes deles para quase tudo,fornecimento de ventiladores ,mascaras etc ,um trabalho inteligente destes nossos Governantes Ocidentais !

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …