Xi Jinping avisou as tropas para se prepararem para a guerra

CJCS / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

O Presidente chinês, Xi Jinping, visitou uma base militar na província de Guangdong e pediu às tropas: “ponham toda a vossa mente e energia na preparação para a guerra”.

Esta terça-feira, Xi Jinping visitou  uma base militar em Chaozhou, na província de Guangdong (a antiga Cantão), e pediu às tropas que se preparem para a guerra.

Ponham toda a vossa mente e energia na preparação para a guerra” disse o Presidente chinês, citado pela CNN, enquanto passava revista ao Corpo de Fuzileiros Navais do Exército de Libertação Popular. O Presidente terá pedido ainda aos soldados que mantenham “um estado de alerta elevado” e que sejam “absolutamente leais, absolutamente puros, e absolutamente fiáveis”.

A visita à base militar acontece numa altura em que a tensão entre a China e os Estados Unidos atinge níveis sem precedentes, quer pelas posições face à crise do novo coronavírus, pela implementação das novas redes 5G ou pela autonomia de Taiwan.

Na véspera da visita, a Casa Branca notificou o Congresso de que estava a planear avançar com a venda de três sistemas avançados de armas a Taiwan.

Em resposta, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros exortou os Estados Unidos a “cancelar imediatamente quaisquer planos de venda de armas a Taiwan” e a cortar todos os “laços militares” entre os EUA e o território.

Em causa está a venda de um sistema de mísseis de médio alcance, além de mísseis terra-ar e sensores para caças F-16.

Esta não seria a primeira vez que os Estados Unidos venderiam armamento a Taiwan. Só na última década, faturaram cerca de 20 mil milhões de dólares neste tipo de transações.

  ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os estados unidos? Essa nação que não vai à guerra com ninguém? e esse presidente, supra sumo da inteligência e que até esteve nomeado para Nobel da paz? Naaaa, devem ter feito confusão, esses não são de guerras.

  2. Depois de os governos ocidentais terem-lhe enchido os cofres com dinheiro, depois de um vírus que acaba numa outra boa negociata para eles chineses, vem agora com a ameaça de uma guerra, continuem a encher-lhe os cofres!

  3. Não houve um dia desde que me lembro, que o mundo ficou uma semana sem guerra em alguma região do planeta. Culpa de seres humanos ambiciosos que só pensam no poder como se fosse eterno.Talvez se investissemos em agricultura e saúde a pobreza poderia não existir mais.

  4. o Ocidente ,para se livrar do problema da poluiçao e responsabilidades a uns 20 anos ,começou a comprar a china, eles a custa da vida de milhoes,fabricaram barato ( trabalho escravo ) um pais rural ,transformou-se na maior potencia economica mundial e tenta ser a maior militar ,pegaram numa lagartixa e deram-lhe asteroides ate se transformar em crocodilo,agora ficaram com um monstro nas maos ,que nao sabem o que fazer !destruiram a industria no Ocidente para comprar barato a China , agora como se viu com o Covid ,ficamos dependentes deles para quase tudo,fornecimento de ventiladores ,mascaras etc ,um trabalho inteligente destes nossos Governantes Ocidentais !

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …