Xi Jinping terá telefonado a pressionar líder da OMS, diz secreta alemã. Organização nega

Luong Thai Linh / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

Os serviços secretos alemães indicaram que o líder da China, Xi Jinping, terá ligado ao diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, a pedir que não divulgasse a informação de que o coronavírus se transmitia de humano para humano e adiasse a declaração mundial de pandemia.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Observador, citandoDer Spiegel, um relatório do Bundesnachrichtendienst aponta que o telefonema terá ocorrido no dia 21 de janeiro. A 28 de janeiro, o líder da OMS e o presidente chinês encontraram-se em Pequim.

A OMS já reagiu, comunicando que a revelação de “uma conversa por telefone entre o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o presidente Xi Jingping, da China, são infundados e falsos”. No mesmo comunicado, a organização indicou que “o Dr. Tedros e o Presidente Xi não falaram no dia 21 de janeiro e nunca falaram por telefone”.



Estas notícias “imprecisas distraem e prejudicam os esforços da Organização Mundial de Saúde e do mundo para acabar com a pandemia de covid-19″, apontou a OMS, acrescentando que “a China confirmou a transmissão de humano para humano do novo coronavírus em 20 de janeiro”. A pandemia foi decretada a 11 de março.

O relatório das secretas alemãs estimava ainda que devido à política de informação seguida pela China o mundo perdeu “quatro a seis semanas no combate ao vírus”.

Há vários países que estão a rever as relações diplomáticas com a China na sequência desta pandemia. Os Estados Unidos estarão a investigar a atuação do país, enquanto a Austrália também quer uma investigação, em nome da “transparência”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A China é capaz disso e de muito mais (assim como fazem regularmente os EUA, etc), mas é estranho a OMS dizer que o seu director nunca falou com o lider da ditadura chinoca ao telefone…
    Os serviços secretos alemães (ou o jornal) estão a falhar…

RESPONDER

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …

Portugal vs Alemanha em direto: Cristiano Ronaldo faz o primeiro

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Governo diz que limites à circulação na AML está protegida por Lei de Bases

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que a medida que impõe limites à circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está “bem protegida e consolidada” naquilo que é a Lei de …

Cidade australiana está coberta de teias de aranha. Fenómeno tem explicação

Uma região australiana está a ser inundada por teias de aranha, após se deparar com severas inundações que obrigaram os habitantes - e os aracnídeos - a procurar terras mais secas para se estabelecerem. A região …

Governo decide que mortes sob custódia policial passam a ter autópsia obrigatória

Decreto-lei de 16 de junho frisa a necessidade de haver sempre autópsia quando há mortes sob custódia ou em sequência de intervenções policiais e militares. O decreto formaliza "uma prática própria de um Estado democrático", diz …

Mais 1183 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 1.183 casos, e uma morte associada à covid-19. O mesmo boletim indica que estão mais …

Austrália queixa-se da China à Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre o vinho

A Austrália queixou-se formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas que Pequim impôs aos vinhos australianos, disse hoje o Governo. A queixa surge na sequência de consultas intensivas com os produtores de vinho …

Quase metade das camas para estudantes do superior ainda não têm data para ficarem prontas

Mais de 40% das camas incluídas no Plano Nacional de Alojamento Estudantil ainda não têm uma data prevista para poderem começar a ser usadas. O programa do Governo tem como objetivo responder à falta de residências …

Ex-presidente de Infarmed diz que é preciso não descartar a capacidade das farmácias na vacinação

O ex-presidente de Infarmed considera que o mais importante para travar a pandemia é garantir a rápida vacinação do maior número de pessoas no menor espaço de tempo e que é preciso não descartar a …