Xi Jinping terá telefonado a pressionar líder da OMS, diz secreta alemã. Organização nega

Luong Thai Linh / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

Os serviços secretos alemães indicaram que o líder da China, Xi Jinping, terá ligado ao diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, a pedir que não divulgasse a informação de que o coronavírus se transmitia de humano para humano e adiasse a declaração mundial de pandemia.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Observador, citandoDer Spiegel, um relatório do Bundesnachrichtendienst aponta que o telefonema terá ocorrido no dia 21 de janeiro. A 28 de janeiro, o líder da OMS e o presidente chinês encontraram-se em Pequim.

A OMS já reagiu, comunicando que a revelação de “uma conversa por telefone entre o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o presidente Xi Jingping, da China, são infundados e falsos”. No mesmo comunicado, a organização indicou que “o Dr. Tedros e o Presidente Xi não falaram no dia 21 de janeiro e nunca falaram por telefone”.

Estas notícias “imprecisas distraem e prejudicam os esforços da Organização Mundial de Saúde e do mundo para acabar com a pandemia de covid-19″, apontou a OMS, acrescentando que “a China confirmou a transmissão de humano para humano do novo coronavírus em 20 de janeiro”. A pandemia foi decretada a 11 de março.

O relatório das secretas alemãs estimava ainda que devido à política de informação seguida pela China o mundo perdeu “quatro a seis semanas no combate ao vírus”.

Há vários países que estão a rever as relações diplomáticas com a China na sequência desta pandemia. Os Estados Unidos estarão a investigar a atuação do país, enquanto a Austrália também quer uma investigação, em nome da “transparência”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A China é capaz disso e de muito mais (assim como fazem regularmente os EUA, etc), mas é estranho a OMS dizer que o seu director nunca falou com o lider da ditadura chinoca ao telefone…
    Os serviços secretos alemães (ou o jornal) estão a falhar…

RESPONDER

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …