Wow. Resolvido o mistério da única prova que havia de vida extraterrestre inteligente?

NASA Goddard

Os tumultuosos mares  de estrelas de Sagitário

Os tumultuosos mares de estrelas de Sagitário

Quase 40 anos depois, os cientistas poderão ter conseguido explicar a origem do sinal de rádio proveniente das estrelas que alguns consideravam ser a única prova de vida extra-terrestre inteligente.

Em 1977, o astrofísico Jerry Ehman, professor da Ohio State University, nos Estados Unidos, descobriu uma sequência única de sinais de rádio provenientes da constelação de Sagitário, captados pelo telescópio Big Ear.

Esta sequência ficou conhecida como o “sinal Wow”, em referência à nota de surpresa que Ehman escrevinhou, a vermelho, no papel onde estavam a ser impressos os dados recolhidos pelo Big Ear: Wow!.

Até agora, conta o The Guardian, esta sequência era considerada por muitos o único sinal de vida inteligente extra-terrestre.

(dr) Big Ear Radio Observatory / North American AstroPhysical Observatory (NAAPO)

O sinal Wow, a única prova de vida extra-terrestre inteligente?

A “sequência Wow”, a única prova de vida extra-terrestre inteligente?

Na época, o sinal preenchia todos os requisitos para que o Search for Extra-Terrestrial Intelligence — o famoso programa SETI, que procura sinais de vida extra-terrestre — iniciasse de imediato uma investigação exaustiva.

Infelizmente, a sequência nunca mais voltou a ser captada e permaneceu até agora sem explicação.

Mas, no início deste ano, o professor Antonio Paris, invesigador da Saint Petersburg University, na Florida, Estados Unidos, anunciou que tinha descoberto a origem do sinal – e resolvido o mistério da sequência Wow.

Segundo o investigador, o misterioso sinal tem origem em dois cometas, o 266P/Christensen e o 335P/Gibbs, que pelos seus cálculos se encontrariam na região da constelação Sagitário no dia em que o “sinal Wow” foi captado.

A sequência Wow teria assim tido origem, defende Paris, em fortes emissões de radiação de hidrogénio libertadas pelos dois cometas – processo natural neste tipo de corpos celestes.

Para demonstrar a sua teoria, o astrofísico propõe uma experiência: observar o sinal emitido pelos dois cometas, que vão voltar a passar em Sagitário – já em janeiro de 2017, no caso do 266P/Christensen, e em 2018 no caso do 335P/Gibbs.

Se a teoria de Paris estiver correcta, o sinal captado à passagem dos dois cometas será semelhante à sequência Wow – e um dos mais excitantes mistérios da astronomia (entre outras áreas) terá sido desvendado, destruindo o único indício válido de eventual vida extra-terrestre inteligente.

Mas se os sinais tiverem diferenças significativas, o mistério manter-se-á, reacendendo as esperanças de todos os que acreditam que não estamos sozinhos, aqui neste canto do Universo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem, há outras provas incontestáveis sobre as quais até o ex-ministro da defesa do Canadá (não um Manuel qualquer sem credibilidade) se refere. Ele é apenas mais um dos muitos que aceitam a verdade que todos os outros fingem não conhecer ou reconhecer como real, é como ser cego por vontade.

    https://www.youtube.com/watch?v=JDuqZbjxB_E

RESPONDER

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …