Wow. Resolvido o mistério da única prova que havia de vida extraterrestre inteligente?

NASA Goddard

Os tumultuosos mares  de estrelas de Sagitário

Os tumultuosos mares de estrelas de Sagitário

Quase 40 anos depois, os cientistas poderão ter conseguido explicar a origem do sinal de rádio proveniente das estrelas que alguns consideravam ser a única prova de vida extra-terrestre inteligente.

Em 1977, o astrofísico Jerry Ehman, professor da Ohio State University, nos Estados Unidos, descobriu uma sequência única de sinais de rádio provenientes da constelação de Sagitário, captados pelo telescópio Big Ear.

Esta sequência ficou conhecida como o “sinal Wow”, em referência à nota de surpresa que Ehman escrevinhou, a vermelho, no papel onde estavam a ser impressos os dados recolhidos pelo Big Ear: Wow!.

Até agora, conta o The Guardian, esta sequência era considerada por muitos o único sinal de vida inteligente extra-terrestre.

(dr) Big Ear Radio Observatory / North American AstroPhysical Observatory (NAAPO)

O sinal Wow, a única prova de vida extra-terrestre inteligente?

A “sequência Wow”, a única prova de vida extra-terrestre inteligente?

Na época, o sinal preenchia todos os requisitos para que o Search for Extra-Terrestrial Intelligence — o famoso programa SETI, que procura sinais de vida extra-terrestre — iniciasse de imediato uma investigação exaustiva.

Infelizmente, a sequência nunca mais voltou a ser captada e permaneceu até agora sem explicação.

Mas, no início deste ano, o professor Antonio Paris, invesigador da Saint Petersburg University, na Florida, Estados Unidos, anunciou que tinha descoberto a origem do sinal – e resolvido o mistério da sequência Wow.

Segundo o investigador, o misterioso sinal tem origem em dois cometas, o 266P/Christensen e o 335P/Gibbs, que pelos seus cálculos se encontrariam na região da constelação Sagitário no dia em que o “sinal Wow” foi captado.

A sequência Wow teria assim tido origem, defende Paris, em fortes emissões de radiação de hidrogénio libertadas pelos dois cometas – processo natural neste tipo de corpos celestes.

Para demonstrar a sua teoria, o astrofísico propõe uma experiência: observar o sinal emitido pelos dois cometas, que vão voltar a passar em Sagitário – já em janeiro de 2017, no caso do 266P/Christensen, e em 2018 no caso do 335P/Gibbs.

Se a teoria de Paris estiver correcta, o sinal captado à passagem dos dois cometas será semelhante à sequência Wow – e um dos mais excitantes mistérios da astronomia (entre outras áreas) terá sido desvendado, destruindo o único indício válido de eventual vida extra-terrestre inteligente.

Mas se os sinais tiverem diferenças significativas, o mistério manter-se-á, reacendendo as esperanças de todos os que acreditam que não estamos sozinhos, aqui neste canto do Universo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem, há outras provas incontestáveis sobre as quais até o ex-ministro da defesa do Canadá (não um Manuel qualquer sem credibilidade) se refere. Ele é apenas mais um dos muitos que aceitam a verdade que todos os outros fingem não conhecer ou reconhecer como real, é como ser cego por vontade.

    https://www.youtube.com/watch?v=JDuqZbjxB_E

RESPONDER

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …