Wow. Resolvido o mistério da única prova que havia de vida extraterrestre inteligente?

NASA Goddard

Os tumultuosos mares  de estrelas de Sagitário

Os tumultuosos mares de estrelas de Sagitário

Quase 40 anos depois, os cientistas poderão ter conseguido explicar a origem do sinal de rádio proveniente das estrelas que alguns consideravam ser a única prova de vida extra-terrestre inteligente.

Em 1977, o astrofísico Jerry Ehman, professor da Ohio State University, nos Estados Unidos, descobriu uma sequência única de sinais de rádio provenientes da constelação de Sagitário, captados pelo telescópio Big Ear.

Esta sequência ficou conhecida como o “sinal Wow”, em referência à nota de surpresa que Ehman escrevinhou, a vermelho, no papel onde estavam a ser impressos os dados recolhidos pelo Big Ear: Wow!.

Até agora, conta o The Guardian, esta sequência era considerada por muitos o único sinal de vida inteligente extra-terrestre.

(dr) Big Ear Radio Observatory / North American AstroPhysical Observatory (NAAPO)

O sinal Wow, a única prova de vida extra-terrestre inteligente?

A “sequência Wow”, a única prova de vida extra-terrestre inteligente?

Na época, o sinal preenchia todos os requisitos para que o Search for Extra-Terrestrial Intelligence — o famoso programa SETI, que procura sinais de vida extra-terrestre — iniciasse de imediato uma investigação exaustiva.

Infelizmente, a sequência nunca mais voltou a ser captada e permaneceu até agora sem explicação.

Mas, no início deste ano, o professor Antonio Paris, invesigador da Saint Petersburg University, na Florida, Estados Unidos, anunciou que tinha descoberto a origem do sinal – e resolvido o mistério da sequência Wow.

Segundo o investigador, o misterioso sinal tem origem em dois cometas, o 266P/Christensen e o 335P/Gibbs, que pelos seus cálculos se encontrariam na região da constelação Sagitário no dia em que o “sinal Wow” foi captado.

A sequência Wow teria assim tido origem, defende Paris, em fortes emissões de radiação de hidrogénio libertadas pelos dois cometas – processo natural neste tipo de corpos celestes.

Para demonstrar a sua teoria, o astrofísico propõe uma experiência: observar o sinal emitido pelos dois cometas, que vão voltar a passar em Sagitário – já em janeiro de 2017, no caso do 266P/Christensen, e em 2018 no caso do 335P/Gibbs.

Se a teoria de Paris estiver correcta, o sinal captado à passagem dos dois cometas será semelhante à sequência Wow – e um dos mais excitantes mistérios da astronomia (entre outras áreas) terá sido desvendado, destruindo o único indício válido de eventual vida extra-terrestre inteligente.

Mas se os sinais tiverem diferenças significativas, o mistério manter-se-á, reacendendo as esperanças de todos os que acreditam que não estamos sozinhos, aqui neste canto do Universo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem, há outras provas incontestáveis sobre as quais até o ex-ministro da defesa do Canadá (não um Manuel qualquer sem credibilidade) se refere. Ele é apenas mais um dos muitos que aceitam a verdade que todos os outros fingem não conhecer ou reconhecer como real, é como ser cego por vontade.

    https://www.youtube.com/watch?v=JDuqZbjxB_E

RESPONDER

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …