Wow. Resolvido o mistério da única prova que havia de vida extraterrestre inteligente?

NASA Goddard

Os tumultuosos mares  de estrelas de Sagitário

Os tumultuosos mares de estrelas de Sagitário

Quase 40 anos depois, os cientistas poderão ter conseguido explicar a origem do sinal de rádio proveniente das estrelas que alguns consideravam ser a única prova de vida extra-terrestre inteligente.

Em 1977, o astrofísico Jerry Ehman, professor da Ohio State University, nos Estados Unidos, descobriu uma sequência única de sinais de rádio provenientes da constelação de Sagitário, captados pelo telescópio Big Ear.

Esta sequência ficou conhecida como o “sinal Wow”, em referência à nota de surpresa que Ehman escrevinhou, a vermelho, no papel onde estavam a ser impressos os dados recolhidos pelo Big Ear: Wow!.

Até agora, conta o The Guardian, esta sequência era considerada por muitos o único sinal de vida inteligente extra-terrestre.

(dr) Big Ear Radio Observatory / North American AstroPhysical Observatory (NAAPO)

O sinal Wow, a única prova de vida extra-terrestre inteligente?

A “sequência Wow”, a única prova de vida extra-terrestre inteligente?

Na época, o sinal preenchia todos os requisitos para que o Search for Extra-Terrestrial Intelligence — o famoso programa SETI, que procura sinais de vida extra-terrestre — iniciasse de imediato uma investigação exaustiva.

Infelizmente, a sequência nunca mais voltou a ser captada e permaneceu até agora sem explicação.

Mas, no início deste ano, o professor Antonio Paris, invesigador da Saint Petersburg University, na Florida, Estados Unidos, anunciou que tinha descoberto a origem do sinal – e resolvido o mistério da sequência Wow.

Segundo o investigador, o misterioso sinal tem origem em dois cometas, o 266P/Christensen e o 335P/Gibbs, que pelos seus cálculos se encontrariam na região da constelação Sagitário no dia em que o “sinal Wow” foi captado.

A sequência Wow teria assim tido origem, defende Paris, em fortes emissões de radiação de hidrogénio libertadas pelos dois cometas – processo natural neste tipo de corpos celestes.

Para demonstrar a sua teoria, o astrofísico propõe uma experiência: observar o sinal emitido pelos dois cometas, que vão voltar a passar em Sagitário – já em janeiro de 2017, no caso do 266P/Christensen, e em 2018 no caso do 335P/Gibbs.

Se a teoria de Paris estiver correcta, o sinal captado à passagem dos dois cometas será semelhante à sequência Wow – e um dos mais excitantes mistérios da astronomia (entre outras áreas) terá sido desvendado, destruindo o único indício válido de eventual vida extra-terrestre inteligente.

Mas se os sinais tiverem diferenças significativas, o mistério manter-se-á, reacendendo as esperanças de todos os que acreditam que não estamos sozinhos, aqui neste canto do Universo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem, há outras provas incontestáveis sobre as quais até o ex-ministro da defesa do Canadá (não um Manuel qualquer sem credibilidade) se refere. Ele é apenas mais um dos muitos que aceitam a verdade que todos os outros fingem não conhecer ou reconhecer como real, é como ser cego por vontade.

    https://www.youtube.com/watch?v=JDuqZbjxB_E

RESPONDER

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …