Wikileaks revela documentos de programa de espionagem informática da CIA

New Media Days / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

O site divulgou, esta terça-feira, vários documentos sobre um programa secreto de espionagem informática da CIA, considerado pelo seu fundador como “a maior divulgação de informações de ficheiros secretos da história”.

A Wikileaks tinha planeada uma conferência de imprensa na Internet para apresentar o projeto “Vault 7”, mas, de seguida, anunciou no Twitter que as suas plataformas tinham sido atacadas.

Em comunicado, o fundador do site, Julian Assange afirma que a publicação destes documentos é “excecional de uma perspetiva legal, política e jurídica”.

Segundo a Wikileaks, esta primeira entrega, chamada de “Year Zero”, e na qual são expostos os sistemas de espionagem informática, software maliciosos e outras armas digitais utilizadas pela CIA, têm um total de 8.761 documentos e arquivos.

A documentação é procedente de “uma rede isolada e de alta segurança situada no Centro de Inteligência Cibernética da CIA em Langley, na Virgínia”.

A Wikileaks explicou que “a CIA perdeu o controlo sobre a maior parte do seu arsenal”, que inclui um vasto número de armas tecnológicas e cibernéticas que visam aparelhos (como smartphones e televisões) de marcas como a Apple, Google, Microsoft e Samsung, que podem transformar-se em “microfones encobertos”.

De acordo com o site, esta informação chegou às mãos de antigos hackers do Governo e de outros agentes de maneira “não autorizada” e um deles fez chegar partes deste arquivo à Wikileaks.

Assange dirigiu a divulgação do “Vault 7” a partir da sua residência na embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou em 2012 para evitar a sua extradição para a Suécia, onde é acusado de um crime sexual. O fundador teme que este país possa entregá-lo aos EUA, que o investigam pela divulgação, em 2010, de documentos confidenciais americanos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E não se vão ficar por aqui.
    Só vieram confirmar aquilo que já se sabia e que quase toda a gente chamava de “teoria da conspiração”…

  2. É tudo mentira, nas Américas é só santos e altruístas e tudo mais, então eles não fazem mais nada senão ajudar o próximo … a entregar-lhes a bem ou mal o que é do seu interesse, petróleo, minérios, recursos naturais, etc etc.
    Quando é que as pessoas vão abrir os olhos e perceber que aquelas criaturas são criminosos, sanguessugas, exploradores, assassinos, lixo do pior que há à face da terra. Hipócritas, criminosos dissimulados de bonzinhos. E ainda há quem os defenda, gente acéfala!

RESPONDER

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …