WeChat censura mensagem enviada por primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa

Uma rede social chinesa apagou na quinta-feira uma mensagem conciliatória enviada pelo primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa na Austrália, numa altura de crescentes tensões entre Pequim e Camberra.

A aplicação WeChat, semelhante ao WhatsApp, e desenvolvida pelo grupo chinês de tecnologia Tencent, removeu a mensagem de Scott Morrison dirigida aos mais de um milhão de descendentes de chineses na Austrália, ilustrando a capacidade do regime chinês de exportar censura.

O incidente ocorreu após a reação da Austrália a uma montagem difundida por um diplomata chinês no Twitter, que mostra um soldado australiano a empunhar uma faca na garganta de uma criança afegã, numa referência a um inquérito sobre crimes de guerra realizado pelo exército australiano.

“A publicação da imagem falsa de um soldado australiano não diminui o nosso respeito e apreciação pela comunidade australiano-chinesa, nem diminui a nossa amizade pelo povo da China”, escreveu Morrison, na sua conta pessoal no WeChat.

Mas o WeChat removeu a mensagem e substituiu-a pela mensagem padrão: “Não é possível visualizar este conteúdo porque viola os regulamentos”.

O aviso acrescenta que a mensagem foi apagada por conter “texto, fotos ou vídeos que enganam ou são contrários a factos objetivos, distorcendo acontecimentos históricos ou confundindo o público”.

O Wechat, que tem mais de mil milhões de usuários, a maioria na China, une as funções de rede social, serviço de mensagens instantâneas e carteira digital.

A app é a principal ferramenta de comunicação para muitos chineses a viverem fora da China.

À semelhança de outras plataformas com sede na China, o WeChat está submetido à censura generalizada de conteúdo considerado politicamente sensível pelo Partido Comunista Chinês, partido único do poder no país asiático.

Em agosto, o Presidente norte-americano, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva a proibir o WeChat por questões de segurança, embora um juiz do Estado da Califórnia tenha bloqueado temporariamente a ordem um mês depois.

O Twitter recusou um pedido de Camberra para apagar a montagem difundida por Zhao Lijian, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

Nos últimos meses, o relacionamento entre Camberra e Pequim deteriorou-se rapidamente.

A Austrália excluiu o grupo chinês das telecomunicações Huawei das suas redes de quinta geração (5G) e solicitou uma investigação independente sobre a origem do novo coronavírus.

A China, o maior parceiro comercial da Austrália, retaliou ao suspender as importações de um grande número de produtos australianos, incluindo carne, cevada e madeira.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …