Web Summit: Guterres, Al Gore, Kasparov, Sara Sampaio, e até os robôs Einstein e Sophia

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, e o antigo Presidente francês François Hollande ‘dividem’ o cartaz de oradores da Web Summit com dois ‘robots’.

Na página da conferência de tecnologia e inovação, que pelo segundo ano consecutivo decorre em Lisboa, de 06 a 09 de novembro, os primeiros nomes destacados são, além do português António Guterres, o da comissária europeia para a Concorrência, Magrethe Vestager, e do antigo vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.

Também constam da primeira linha o cofundador e presidente executivo da plataforma de ‘software’ Slack, Stewart Butterfield, e o responsável executivo da rede social Reddit, Steve Huffman.

Da lista atual constam ainda o antigo Presidente francês François Hollande e o ex-primeiro ministro grego George Papandreou, bem como o secretário-geral da Amnistia Internacional, Salil Shetty.

Entre os portugueses estão também o comissário europeu para a Inovação, Ciência e Investigação, Carlos Moedas, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann ou a modelo Sara Sampaio.

Estão ainda agendados discursos de José Neves, CEO e cofundador da empresa Farfetch, da eurodeputada Marisa Matias, do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, do CEO do Benfica, Domingos Oliveira, do ‘youtuber’ com quase cinco milhões de subscritores SirKazzio, do CEO da Veniam, João Barros, e da CEO da PT, Claudia Goya.

Outras participações nacionais programadas são as de José de Freitas Ferraz, diretor do Instituto Diplomático, Sérgio Pereira, cofundador da Clickly, Hugo Condesa, CEO da WeTek, Jaime Jorge, fundador da Codacy, Rui Coelho, diretor executivo da Invest Lisboa, Bruno Mota, CEO da Bold Internacional, Vasco Mello, ‘chairman’ (presidente do Conselho de Administração) da Brisa, Manuela Ferro, vice-presidente do World Bank, Cristina Campos, da Novartis, o surfista Tiago Pires e Luís Filipe de Castro Henriques, ‘chairman’ da AICEP.

Dirigentes da Intel, Oracle, Tinder, Booking.com e a transexual Caitlyn Jenner (medalhista de ouro em Montreal, 1976, enquanto Bruce Jenner), o comissário europeu para a Segurança, o britânico Julian King, também são apresentados como ‘speakers’ (oradores), assim como o CEO da Altice, Michel Combes.

A lista com personalidades muito diversificadas integra os primeiros-ministros da Estónia e do Luxemburgo, Juri Ratas e Xavier Bettel, respetivamente, e ainda dois ‘robots’ – o professor Einstein e Sophia, a robô da Hanson Robotics que queria destruir os humanos e ganhou cidadania saudita.

Como ‘estrelas’, ao lado de cantores ou atores, surgem os ‘youtubers’ com milhões de subscritores no seu currículo: Alfie Deyes, Jenna Marbles e Daniel Markham.

Os primeiros anúncios da organização de participantes incluíam ainda Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e o banqueiro português António Horta Osório, responsável máximo do Lloyd Banking Group. A organização referiu ainda contar com participantes de 160 países, incluindo Austrália, Quiribati e Quénia.

A Web Summit é uma conferência global de tecnologia que se realiza anualmente em Lisboa, esperando-se este ano mais de 60 mil participantes, incluindo mais de 20 mil empresas, sete mil presidentes executivos e dois mil jornalistas.

Estima-se que a edição de 2016 da Web Summit, a primeira em Lisboa, tenha injetado cerca de 200 milhões de euros na economia nacional, sendo um quarto desse valor absorvido pela indústria hoteleira e 50 milhões pelos diversos fornecedores diretamente ligados ao evento.

Segundo informação oficial disponibilizada, desde 2010, as ‘startups’ portuguesas que se apresentaram na Web Summit já angariaram mais de 78 milhões de euros. Segundo dados da Startup Europe Partnership, esse valor representa cerca de um terço do total de 273 milhões de euros angariados pelas empresas desde 2010.

Em 2016 registou-se uma captação de 21 milhões de euros.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …