Wayne Rooney tem um plantel de 11 jogadores

Darren Staples / AFP

O antigo internacional inglês Wayne Rooney

A situação do Derby County não está fácil mas agora já pode reforçar o plantel, embora sob condições apertadas.

A primeira aventura de Wayne Rooney enquanto treinador de uma equipa de futebol não está a ser ideal. Longe disso. O Derby County falhou a entrega obrigatória de documentos, relativos às contas do clube entre 2016 e 2018, e foi proibido de inscrever jogadores.

O clube inglês, que está no Championship (segunda divisão nacional), tem até ao dia 18 de agosto para regularizar essa situação mas, para já, Rooney tem que lidar com um plantel de somente 11 jogadores – e dois deles são guarda-redes.

No entanto, a English Football League autorizou o Derby a inscrever jogadores, por causa das “circunstâncias excecionais” que a COVID-19 trouxe ao longo da última temporada.

A apresentação de reforços será condicionada: os futebolistas, ou estarão sem clube e aí podem assinar um contrato válido por um ano, ou chegarão por empréstimo de seis meses caso o Derby não tenha 23 jogadores com “estatuto profissional”.

O estatuto profissional define que o futebolista tem de ter participado pelo menos num jogo de uma equipa principal, não contando com o Troféu EFL.

Esse estatuto criou um problema na época passada, quando o Derby County entrou no duelo com o Chorley só com juniores – o novo coronavírus tinha infetado todos os futebolistas da equipa principal. Um comunicado da English Football League indicou que a entidade decidiu não castigar o clube por causa das tais “circunstâncias excecionais” relacionadas com a pandemia.

Ravel Morrison e Phil Jagielka estão livres, têm treinado com o restante plantel, e deverão ser reforços em breve.

O clube, que atravessa uma crise financeira grave, continua a ter tetos salariais definidos para os reforços e não poderá ter um plantel com mais de 23 jogadores.

O Derby County já foi campeão inglês e chegou às meias-finais da Taça dos Campeões Europeus No início de 2021 o dono atual, Mel Morris, confessou que estava a tentar “tapar buracos”, pagando salários – e recorrendo a dinheiro de outros negócios nos quais está envolvido.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …