Wayne Rooney tem um plantel de 11 jogadores

Darren Staples / AFP

O antigo internacional inglês Wayne Rooney

A situação do Derby County não está fácil mas agora já pode reforçar o plantel, embora sob condições apertadas.

A primeira aventura de Wayne Rooney enquanto treinador de uma equipa de futebol não está a ser ideal. Longe disso. O Derby County falhou a entrega obrigatória de documentos, relativos às contas do clube entre 2016 e 2018, e foi proibido de inscrever jogadores.

O clube inglês, que está no Championship (segunda divisão nacional), tem até ao dia 18 de agosto para regularizar essa situação mas, para já, Rooney tem que lidar com um plantel de somente 11 jogadores – e dois deles são guarda-redes.

No entanto, a English Football League autorizou o Derby a inscrever jogadores, por causa das “circunstâncias excecionais” que a COVID-19 trouxe ao longo da última temporada.

A apresentação de reforços será condicionada: os futebolistas, ou estarão sem clube e aí podem assinar um contrato válido por um ano, ou chegarão por empréstimo de seis meses caso o Derby não tenha 23 jogadores com “estatuto profissional”.

O estatuto profissional define que o futebolista tem de ter participado pelo menos num jogo de uma equipa principal, não contando com o Troféu EFL.

Esse estatuto criou um problema na época passada, quando o Derby County entrou no duelo com o Chorley só com juniores – o novo coronavírus tinha infetado todos os futebolistas da equipa principal. Um comunicado da English Football League indicou que a entidade decidiu não castigar o clube por causa das tais “circunstâncias excecionais” relacionadas com a pandemia.

Ravel Morrison e Phil Jagielka estão livres, têm treinado com o restante plantel, e deverão ser reforços em breve.

O clube, que atravessa uma crise financeira grave, continua a ter tetos salariais definidos para os reforços e não poderá ter um plantel com mais de 23 jogadores.

O Derby County já foi campeão inglês e chegou às meias-finais da Taça dos Campeões Europeus No início de 2021 o dono atual, Mel Morris, confessou que estava a tentar “tapar buracos”, pagando salários – e recorrendo a dinheiro de outros negócios nos quais está envolvido.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …