Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país.

De acordo com a Bloomberg, a capital dos Estados Unidos tem mais de 700 mil habitantes e paga mais impostos federais per capita do que qualquer estado. Contudo, Washington D.C. não é um estado, o que significa que não tem voto no Congresso.

A Constituição dos EUA determina que a sede do governo dos Estados Unidos seja um “Distrito”, sobre o qual o Congresso “exerce legislação exclusiva em todos os casos”. O objetivo de um distrito era impedir que qualquer estado detivesse demasiado poder por ser o anfitrião do governo nacional.

A capital foi transferida da Filadélfia para o que era então chamada de Cidade de Washington em 1800. Hoje, a 20.ª maior cidade dos Estados Unidos é alternadamente conhecida como Washington, D.C. e Distrito de Columbia.

Há décadas que um movimento está a tentar tornar a cidade o 51.º estado – e pode ter agora as suas melhores hipóteses de o conseguir fazer, com os democratas em maioria no Capitólio e na Casa Branca.

Embora a Câmara tenha aprovado uma legislação estadual sobre uma votação partidária em 22 de abril, há ainda a oposição republicana.

“Este país foi fundado nos princípios de não tributação sem representação e consentimento dos governados. Mas os residentes de DC são tributados sem representação e não podem consentir com as leis sob as quais eles, como cidadãos americanos, devem viver”, disse Eleanor Holmes Norton no plenário da Câmara antes da votação, citada pelo NPR.

O projeto de lei estadual, H.R. 51, reduziria o tamanho do distrito federal e criaria um novo estado com o território restante com dois senadores dos Estados Unidos e um representante, colocando os residentes em pé de igualdade com os eleitores de outros estados.

Os defensores do Estado afirmam que a causa também é uma luta por justiça racial. Se for aprovado, Washington D.C. seria o primeiro estado com uma maioria de residentes negros.

Os democratas da Câmara aprovaram o projeto de lei de Norton no ano passado numa votação histórica, mas a legislação nunca chegou ao Senado liderado pelo Partido Republicano. Agora, o esforço para tornar a capital a 51.ª estrela da bandeira do país tem mais apoio do que nunca.

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden expressou repetidamente apoio à criação de um estado em Washington D.C. e, na terça-feira, a Casa Branca pediu formalmente ao Congresso que “proporcione uma transição rápida e ordeira para a criação de um estado para o povo de Washington, D.C.”

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …