Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país.

De acordo com a Bloomberg, a capital dos Estados Unidos tem mais de 700 mil habitantes e paga mais impostos federais per capita do que qualquer estado. Contudo, Washington D.C. não é um estado, o que significa que não tem voto no Congresso.

A Constituição dos EUA determina que a sede do governo dos Estados Unidos seja um “Distrito”, sobre o qual o Congresso “exerce legislação exclusiva em todos os casos”. O objetivo de um distrito era impedir que qualquer estado detivesse demasiado poder por ser o anfitrião do governo nacional.

A capital foi transferida da Filadélfia para o que era então chamada de Cidade de Washington em 1800. Hoje, a 20.ª maior cidade dos Estados Unidos é alternadamente conhecida como Washington, D.C. e Distrito de Columbia.

Há décadas que um movimento está a tentar tornar a cidade o 51.º estado – e pode ter agora as suas melhores hipóteses de o conseguir fazer, com os democratas em maioria no Capitólio e na Casa Branca.

Embora a Câmara tenha aprovado uma legislação estadual sobre uma votação partidária em 22 de abril, há ainda a oposição republicana.

“Este país foi fundado nos princípios de não tributação sem representação e consentimento dos governados. Mas os residentes de DC são tributados sem representação e não podem consentir com as leis sob as quais eles, como cidadãos americanos, devem viver”, disse Eleanor Holmes Norton no plenário da Câmara antes da votação, citada pelo NPR.

O projeto de lei estadual, H.R. 51, reduziria o tamanho do distrito federal e criaria um novo estado com o território restante com dois senadores dos Estados Unidos e um representante, colocando os residentes em pé de igualdade com os eleitores de outros estados.

Os defensores do Estado afirmam que a causa também é uma luta por justiça racial. Se for aprovado, Washington D.C. seria o primeiro estado com uma maioria de residentes negros.

Os democratas da Câmara aprovaram o projeto de lei de Norton no ano passado numa votação histórica, mas a legislação nunca chegou ao Senado liderado pelo Partido Republicano. Agora, o esforço para tornar a capital a 51.ª estrela da bandeira do país tem mais apoio do que nunca.

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden expressou repetidamente apoio à criação de um estado em Washington D.C. e, na terça-feira, a Casa Branca pediu formalmente ao Congresso que “proporcione uma transição rápida e ordeira para a criação de um estado para o povo de Washington, D.C.”

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …