/

Warren recusou apertar a mão a Sanders: “Chamaste-me mentirosa na televisão nacional”

Na terça-feira à noite, no final do debate democrata, Elizabeth Warren recusou apertar a mão de Bernie Sanders. A CNN revelou agora uma gravação que ajuda a explicar o motivo.

O debate da passada terça-feira, no estado norte-americano de Iowa, opôs seis dos candidatos à nomeação democrata para as eleições presidenciais norte-americanas que se realizam no dia 3 de novembro.

No final do frente-a-frente, emitido pela CNN, Elizabeth Warren, senadora do Massachusetts, recusou apertar a mão a Bernie Sanders, senador do Vermont. Depois da recusa, seguiu-se uma troca de palavras entre os candidatos, mas a conversa foi inaudível para quem acompanhava a transmissão televisiva.

Agora, a CNN desfez o mistério, depois de rever as imagens e ouvir os áudios gravados pelos microfones. Warren, que durante o debate tinha recuperado uma afirmação proferida por Sanders em 2018 e também noticiada pela CNN – “Eu disse que achava que uma mulher podia ganhar, ele discordou” -, ficou ofendida com a resposta que o senador do Vermont lhe deu.

Na verdade, não disse isso e não quero passar muito tempo nisto porque talvez seja isto que Donald Trump, e talvez a imprensa, queiram”, desmentiu Bernie Sanders. E foi por este motivo que a senadora do Massachussets recusou apertar a mão ao homólogo do Vermont.

A CNN, que transmitiu o debate, desfez o mistério. A conversa foi captada por uma câmara, mas o seu áudio já não chegou aos telespectadores. Nela, Warren acusa Sanders de a ter chamado mentirosa na televisão nacional.

Em causa estava a alegação de que Sanders lhe dissera, numa reunião privada em 2018, que uma mulher não poderia ser eleita Presidente. A contenda começou quando a CNN citou assessores de Warren dizendo que o senador tinha proferido aquela declaração.

Na segunda-feira, a senadora confirmou que Sanders lhe havia dito isso, enquanto o senador negou a alegação, classificando-a como “ridícula”. O desencontro das versões manteve-se no debate.

Segundo a CNN, a conversa no final do debate, após Warren ter recusado o aperto de mão de Sanders, desenrolou-se deste modo:

Warren: “Penso que me chamaste mentirosa na televisão nacional.”

Sanders: “O quê?”

W: “Penso que me chamaste mentirosa na televisão nacional.”

S: “Não vamos fazer isto agora. Se queres ter essa discussão, teremos essa discussão.”

W: “Em qualquer altura.”

S: “Tu chamaste-me mentiroso. Disseste-me… Ok, não vamos fazer isto agora”, terminou Sanders, virando as costas a Warren.

Segundo o Expresso, além de Sanders e Warren qualificaram-se para o debate em Des Moines, no estado do Iowa, mais quatro candidatos à nomeação democrata para as eleições em que Donald Trump, apoiado pelo Partido Republicano, concorre a um segundo mandato: o bilionário Tom Steyer, o ex-vice-Presidente Joe Biden, o mayor de South Bend, Pete Buttigieg, e a senadora do Minnesota Amy Klobuchar.

Uma sondagem recente, citada pelo Observador, deu a liderança da corrida à nomeação democrática, justamente no Iowa, a Joe Biden, com 24% dos votos. Sanders, em segundo, alcançou 18% das intenções, Buttigieg 17% e Warren 15%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.