Bernie Sanders terá dito que uma mulher não pode ganhar as eleições nos EUA. Senador nega

Edward Kimmel / Flickr

Elizabeth Warren

A senadora Elizabeth Warren afirmou na segunda-feira que o senador Bernie Sanders lhe disse que uma mulher não podia vencer as eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos (EUA). Ambos disputam a nomeação democrata que tentará evitar a reeleição de Donald Trump.

Segundo noticiou o Expresso, Sanders, por sua vez, nega ter feito o alegado comentário, que teria acontecido durante uma reunião de duas horas em 2018, garantiu Warren. A contenda começou quando a CNN citou assessores da senadora do Massachusetts que alegam que o senador do Vermont tinha proferido aquela declaração há mais de dois anos.

Sanders declarou ainda que o comentário foi fabricado por “funcionários que não estavam na sala e que estão a mentir sobre o que aconteceu”. “É ridículo acreditar que na mesma reunião em que Elizabeth Warren me disse que ia concorrer à presidência, eu iria dizer-lhe que uma mulher não podia vencer”, disse à televisão americana.

“Se eu acredito que uma mulher pode vencer em 2020? Claro! Afinal, Hillary Clinton venceu Donald Trump por três milhões de votos em 2016”, reforçou.

Num comunicado divulgado na segunda-feira, Warren referiu: “Entre os tópicos que surgiram estava o que aconteceria se os democratas nomeassem uma candidata. Eu achei que uma mulher podia vencer, ele discordou”. A senadora acrescentou que ela e Sanders continuam “amigos e aliados”.

Este incidente surgiu perto do sétimo debate democrata, que se realiza esta terça-feira à noite (madrugada de quarta em Portugal) em Des Moines, no estado do Iowa. Para muitos comentadores, o desentendimento representa o rompimento de um pacto de não agressão entre dois candidatos que disputam os eleitores mais à esquerda.

Além de Warren e Sanders, estarão no debate o ex-vice-Presidente Joe Biden, o mayor de South Bend, Pete Buttigieg, a senadora do Minnesota Amy Klobuchar e o filantropista Tom Steyer. Num estudo de opinião, realizado entre 08 e 09 de janeiro, 23% dos democratas disseram que votariam em Biden, 20% em Sanders e 15% em Warren.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …