/

Wall Street continua a subir e os analistas não sabem porquê

Ao sair de um excelente mês de outubro, a bolsa nova-iorquina continuou esta segunda-feira a sua subida, sem que os analistas encontrem uma explicação evidente para esta tendência.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average ganhou 0,94% (165,22 pontos), para as 17.828,76 unidades, superando o nível com que começou o ano, e o Nasdaq 1,45% (73,40), para as 5.127,15.

O índice alargado S&P 500 avançou 1,19% (24,69), para os 2.104,05 pontos.

“Esta não é uma subida flamejante, mas os índices não pararam de subir durante toda a sessão”, sublinhou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.

“O que é notável é ser geral. As pequenas capitalizações subiram, quando eram um dos pontos fracos do mercado”, pormenorizou.

No noticiário económico do dia, poucos elementos sobressaíram que permitissem explicar este otimismo, para mais depois de Wall Street ter registado em outubro o seu melhor desempenho em quatro anos.

Alguns analistas citaram o anúncio de uma pequena expansão da atividade industrial nos EUA em outubro, apesar de uma ligeira perda de velocidade, e de uma subida das despesas de construção no mês anterior.

“Não penso que os números divulgados hoje de manhã justifiquem a subida do S&P 500 e dos outros índices”, relativizou Bill Lynch, da Hinsdale Associates, para depois confessar: “Não sei de onde vem a solidez do mercado”.

Lembrou que tanto o número sobre a indústria como o do imobiliário corresponderam às expectativas dos analistas.

“Antes de tudo o mais, esta foi a primeira sessão do mês, e isso por vezes significa a chegada de mais liquidez”, recordou Blicksilver, notando que setores que têm estado com problemas, como o da energia, registaram bons desempenhos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.