/

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos.

No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em Grand Rapids, no estado norte-americano do Michigan, reportaram a inusitada aparição de vários “vulcões de gelo” nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos, durante uma frente fria.

A combinação da frente fria com as ondas presentes nas praias e lagos do Michigan fez com que aparecessem fenómenos deste tipo no local.

As formações, com um formato de cone, formam-se nas margens do lago norte-americano quando há formação de ondas. A água que fica por baixo da camada de gelo, depois de receber o impacto das ondas, causa pressão suficiente para que jatos emerjam à superfície.

Se o ar estiver suficientemente gelado, a água libertada congela, formando uma espécie de minivulcão. ​”Foi um grande dia para visitar a praia e ver as ondas a interagir com o gelo”, escreveu o serviço meteorológico no Twitter.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.