Vulcão da ilha do Fogo continua com explosões violentíssimas

O vulcão da ilha do Fogo continua com “explosões violentíssimas”, apesar de a lava já estar “mais branda”, afirmou esta terça-feira a geóloga cabo-verdiana Sónia Silva Vitória.

“Ao final da tarde, o vulcão apresentava seis a sete bocas eructáveis com saída de lava e nuvens de gases. As explosões são violentíssimas mas a lava está a avançar mais lentamente”, sintetizou a geóloga cabo-verdiana ligada à Universidade de Cabo Verde que está no terreno a avaliar a situação.

Sónia Vitória adiantou que estão a decorrer dois tipos de explosões: as de gases e as piroclásticas (uma mistura de areias, cinzas e escórias), sendo que a coluna de fogo “chega a atingir uns 100 metros de altura”.

A geóloga cabo-verdiana esclareceu que, ao final da tarde, “a lava avançava mais lentamente” e “as duas frentes estavam praticamente estáveis”, mas ressalvou a imprevisibilidade da situação.

“Uma, a do centro, em Cova Tina e Losna, já se encontrava praticamente parada e não deve avançar mais. A outra, em Monte Branco e Monte Saia, onde a população se concentra, tem um avanço muito ao centro, mas está estável”, explicou.

A geóloga adiantou que “o ponto mais violento” do dia terá ocorrido entre as 16h e as 18h locais (entre as 17h e 19h em Lisboa), quando ocorreram “explosões violentíssimas que obrigaram as pessoas a fugir por causa da chuva de areia vulcânica trazida também pelo vento”.

Para esta noite e primeiras horas da manhã, Sónia Vitória sublinhou não ser possível fazer quaisquer previsões, “porque a atividade vulcânica é muito imprevisível”.

Na tarde desta segunda-feira, o presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) de Cabo Verde, Arlindo Lima, disse à Lusa que, numa escala de 1 a 5, o vulcão se encontra no 4, o segundo mais grave, e apelou à população para não se dirigir ao local das crateras, “principalmente movida pela curiosidade”.

Em Chã das Caldeiras, localidade no sopé do “Grande Vulcão” (com um cone que sobe até aos 2.829 metros de altura), continua um contingente de militares, agentes da polícia nacional, membros da Cruz Vermelha e voluntários a prestarem auxílio aos residentes que ainda resistem, segundo um elemento da proteção civil.

Pedro Bettencourt esclareceu ainda que a “vigilância” serve também para evitar assaltos a casas ou atos de vandalismo, tal como aconteceu na erupção de 1995.

No terreno, ao longo do dia, estão todos os elementos da polícia nacional da ilha do Fogo, 80 agentes, outros tantos elementos da Cruz Vermelha vindos de várias ilhas e ainda 33 militares, alguns vindos da Cidade da Praia.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu peço desculpa
    Não quero ferir a sensibilidde de ninguem, mas se Deus é o criador de todas as coisas, foi Ele que ativou o vulcão e certamente teria grandes razões para o fazer, e partindo do principio que Ele faz tudo bem feito, não vejo muito sentido em estar a orar-Lhe para que não faça o que esta a fazer

RESPONDER

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …