Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida.

Os Peregrinos do Mayflower foram os primeiros colonos a estabelecerem-se nas terras do que seriam os futuros Estados Unidos da América. Lá, fundaram a cidade de Plymouth.

É quase impossível, 400 anos depois, imaginar a cena em setembro de 1620, quando grupos de puritanos ingleses deram uma última vista de olhos na sua terra natal enquanto desciam alguns degraus húmidos e escorregadios em Sutton Pool, Plymouth. Imaginar como se sentiram ao serem transportados para o Mayflower, atracado fora do porto.

Mas depois de quatro séculos, graças às tecnologias de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), pela primeira vez, podemos ver como pode ter sido essa mudança.

O projeto levou os investigadores de um naufrágio perto de Hastings para a réplica do Mayflower II nos Estados Unidos. As reuniões variaram de demonstrações na residência do embaixador dos EUA em Londres a testes de visualização em Plymouth Hoe e das câmaras do conselho em Droitwich Spa a Canary Wharf, em Londres. A história do Virtual Mayflower abrange seis anos de ambição, euforia, deceção e – em última análise – um nível respeitável de sucesso, admite Robert Stone, que participou no projeto.

Em colaboração com o Hastings Shipwreck Museum, os investigadores desenvolveram um modelo VR detalhado e explorável do navio e realizaram uma demonstração inédita usando técnicas de AR, visualizando o navio de cima através das câmaras de um drone.

O primeiro grande desenvolvimento no projeto foi um convite para visitar o Mayflower II em Plymouth, Massachusetts, e Plimoth Plantation, o local original da primeira casa dos peregrinos no Novo Mundo.

Lá, os investigadores usaram câmaras panorâmicas de 360 graus para capturar muitas áreas do navio e também lhes foi mostrado o impressionante repositório de roupas. Isto seria inestimável durante a reconstrução posterior dos peregrinos virtuais e da tripulação do navio.

Os dados recolhidos da visita, além de uma gama de recursos 3D disponíveis online, permitiram recriar uma cena de Realidade Virtual com o Mayflower e o Speedwell. De seguida, desenvolveram versões mais detalhadas do navio e do porto. Um dos maiores desafios que enfrentaram foi a melhor forma de representar os passageiros e a tripulação do Mayflower e os habitantes de Sutton Pool.

Para tal, abordaram o designer de videojogos, Mike Acosta, do Royal Leamington Spa College, para desenvolver os passageiros, a tripulação e os habitantes virtuais de Sutton Pool – com roupas de época apropriadas – para os cenários de VR.

Isto, bem como informações de livros e imagens de vários autores e ilustradores, permitiu desenvolver um modelo 3D detalhado da área de Sutton Pool, completo com iluminação, névoa e outros efeitos ambientais.

Os utilizadores agora podem usar óculos de Realidade Virtual e explorar o porto antes de descer ao local original do Mayflower. Lá, entrarão num pequeno barco que os levará a embarcar no navio que deveria ser o lar de 102 peregrinos durante 66 dias nas mais abomináveis das circunstâncias.

PARTILHAR

RESPONDER

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …