Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida.

Os Peregrinos do Mayflower foram os primeiros colonos a estabelecerem-se nas terras do que seriam os futuros Estados Unidos da América. Lá, fundaram a cidade de Plymouth.

É quase impossível, 400 anos depois, imaginar a cena em setembro de 1620, quando grupos de puritanos ingleses deram uma última vista de olhos na sua terra natal enquanto desciam alguns degraus húmidos e escorregadios em Sutton Pool, Plymouth. Imaginar como se sentiram ao serem transportados para o Mayflower, atracado fora do porto.

Mas depois de quatro séculos, graças às tecnologias de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), pela primeira vez, podemos ver como pode ter sido essa mudança.

O projeto levou os investigadores de um naufrágio perto de Hastings para a réplica do Mayflower II nos Estados Unidos. As reuniões variaram de demonstrações na residência do embaixador dos EUA em Londres a testes de visualização em Plymouth Hoe e das câmaras do conselho em Droitwich Spa a Canary Wharf, em Londres. A história do Virtual Mayflower abrange seis anos de ambição, euforia, deceção e – em última análise – um nível respeitável de sucesso, admite Robert Stone, que participou no projeto.

Em colaboração com o Hastings Shipwreck Museum, os investigadores desenvolveram um modelo VR detalhado e explorável do navio e realizaram uma demonstração inédita usando técnicas de AR, visualizando o navio de cima através das câmaras de um drone.

O primeiro grande desenvolvimento no projeto foi um convite para visitar o Mayflower II em Plymouth, Massachusetts, e Plimoth Plantation, o local original da primeira casa dos peregrinos no Novo Mundo.

Lá, os investigadores usaram câmaras panorâmicas de 360 graus para capturar muitas áreas do navio e também lhes foi mostrado o impressionante repositório de roupas. Isto seria inestimável durante a reconstrução posterior dos peregrinos virtuais e da tripulação do navio.

Os dados recolhidos da visita, além de uma gama de recursos 3D disponíveis online, permitiram recriar uma cena de Realidade Virtual com o Mayflower e o Speedwell. De seguida, desenvolveram versões mais detalhadas do navio e do porto. Um dos maiores desafios que enfrentaram foi a melhor forma de representar os passageiros e a tripulação do Mayflower e os habitantes de Sutton Pool.

Para tal, abordaram o designer de videojogos, Mike Acosta, do Royal Leamington Spa College, para desenvolver os passageiros, a tripulação e os habitantes virtuais de Sutton Pool – com roupas de época apropriadas – para os cenários de VR.

Isto, bem como informações de livros e imagens de vários autores e ilustradores, permitiu desenvolver um modelo 3D detalhado da área de Sutton Pool, completo com iluminação, névoa e outros efeitos ambientais.

Os utilizadores agora podem usar óculos de Realidade Virtual e explorar o porto antes de descer ao local original do Mayflower. Lá, entrarão num pequeno barco que os levará a embarcar no navio que deveria ser o lar de 102 peregrinos durante 66 dias nas mais abomináveis das circunstâncias.

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o Pepe tem um GPS inconclusivo?

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/pacos-de-ferreira-3-2-fc-porto-o-musical Paços de Ferreira. Cidade quase deserta nos últimos dias, com as pessoas a cumprirem as regras. Paços de Ferreira. A cidade que recebeu um campeão quase deserto, com os jogadores a não cumprirem as regras. Ao …

Os cães vão para o céu? Lápides mostram que animais de estimação se tornaram família após a II Guerra

Os donos de animais de estimação no século XVIII amavam-nos profundamente, mas os donos contemporâneos são mais propensos a acreditar numa vida após a morte, onde verão os seus animais de estimação falecidos mais uma …

Governo decide hoje novas medidas para controlar a pandemia. Partidos estão divididos

O Conselho de Ministros reúne-se este sábado para decretar “ações imediatas” de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas …

Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados "Movimentos pela Verdade" e a elementos do Chega. A notícia é avançada pela revista …

Terapia genética restaura visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos. Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite …