Sistema de voto eletrónico suíço permite falsificação de resultados

Swiss Federal Council / wikimedia

Uma debilidade detetada no sistema de voto eletrónico suíço poderia ter levado à alteração de votos. As conclusões foram apresentadas num estudo feito conjuntamente por uma equipa de segurança e uma equipa de universitários da Austrália e da Suíça.

O relatório do estudo mostra que um hacker, que tenha acesso local a uma das máquinas de voto eletrónico ou ao manufator da máquina, poderia alterar os votos registados pelos eleitores. Isto daria a capacidade aos piratas informáticos de forjar as eleições helvéticas.

Segundo noticia o ZDNet, a vulnerabilidade está no sistema criptográfico que verifica se os votos feitos são os mesmos que estão a ser relatados. Os responsáveis pelo estudo dizem que esse esquema criptográfico é fraco e permite que alguém troque votos sem grandes problemas.

A vulnerabilidade detetada não surgiu por acaso. No mês passado, a Swiss Post, responsável pelo sistema de voto eletrónico, lançou um convite a especialistas e piratas informáticos de todo o mundo para testarem o novo sistema. Quem identificasse falhas no sistema poderia receber uma recompensa até 132 mil euros, de acordo com a Euronews.

No entanto, a vulnerabilidade criptográfica detetada pelas duas equipas de investigadores não foi submetida através da plataforma de recompensa de bugs da Swiss Post. Os investigadores aproveitaram o código fornecido para examinar os protocolos de criptografia do sistema de votação.

A Scytl, empresa espanhola que desenvolveu o sistema de voto eletrónico, criticou aqueles que se inscreveram para o programa de recompensa de bugs, mas partilharam o código do sistema de votação eletrónica na internet, apesar de serem informados de que o código era destinado apenas aos participantes do concurso.

A explicação técnica da falha no código está disponível para leitura nos sites da Universidade de Melbourne e da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Berna.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A partir do momento que o voto passe a electrónico, morrerá o que resta da democracia, pois não há forma de garantir que o sistema informático não seja condicionado ou hackado.
    Sistemas informáticos perfeitos impossíveis de penetrar nunca existiram, nem os da CIA ou FBI.

  2. Se querem manter a transparência do sistema eleitoral, corram da urna eletrônica. O Brasil tá aí pra provar os anos obscuros do PT no poder graças às urnas eletrônicas. Nunca funcionou e nunca funcionará, pois há interessados por trás dos códigos.

RESPONDER

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …