Sistema de voto eletrónico suíço permite falsificação de resultados

Swiss Federal Council / wikimedia

Uma debilidade detetada no sistema de voto eletrónico suíço poderia ter levado à alteração de votos. As conclusões foram apresentadas num estudo feito conjuntamente por uma equipa de segurança e uma equipa de universitários da Austrália e da Suíça.

O relatório do estudo mostra que um hacker, que tenha acesso local a uma das máquinas de voto eletrónico ou ao manufator da máquina, poderia alterar os votos registados pelos eleitores. Isto daria a capacidade aos piratas informáticos de forjar as eleições helvéticas.

Segundo noticia o ZDNet, a vulnerabilidade está no sistema criptográfico que verifica se os votos feitos são os mesmos que estão a ser relatados. Os responsáveis pelo estudo dizem que esse esquema criptográfico é fraco e permite que alguém troque votos sem grandes problemas.

A vulnerabilidade detetada não surgiu por acaso. No mês passado, a Swiss Post, responsável pelo sistema de voto eletrónico, lançou um convite a especialistas e piratas informáticos de todo o mundo para testarem o novo sistema. Quem identificasse falhas no sistema poderia receber uma recompensa até 132 mil euros, de acordo com a Euronews.

No entanto, a vulnerabilidade criptográfica detetada pelas duas equipas de investigadores não foi submetida através da plataforma de recompensa de bugs da Swiss Post. Os investigadores aproveitaram o código fornecido para examinar os protocolos de criptografia do sistema de votação.

A Scytl, empresa espanhola que desenvolveu o sistema de voto eletrónico, criticou aqueles que se inscreveram para o programa de recompensa de bugs, mas partilharam o código do sistema de votação eletrónica na internet, apesar de serem informados de que o código era destinado apenas aos participantes do concurso.

A explicação técnica da falha no código está disponível para leitura nos sites da Universidade de Melbourne e da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Berna.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A partir do momento que o voto passe a electrónico, morrerá o que resta da democracia, pois não há forma de garantir que o sistema informático não seja condicionado ou hackado.
    Sistemas informáticos perfeitos impossíveis de penetrar nunca existiram, nem os da CIA ou FBI.

  2. Se querem manter a transparência do sistema eleitoral, corram da urna eletrônica. O Brasil tá aí pra provar os anos obscuros do PT no poder graças às urnas eletrônicas. Nunca funcionou e nunca funcionará, pois há interessados por trás dos códigos.

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …