Volta à França arranca sábado com Contador preparado para recuperar amarela perdida

Dagwald / Flickr

Alberto Contador

Alberto Contador

A supremacia de Chris Froome, evidenciada com o triunfo há um ano na Volta à França em bicicleta, parece seriamente ameaçada por Alberto Contador, que procura, a partir de sábado, recuperar a glória perdida no Tour de France.

Volta à França 2014

Os dados podem ter sido lançados antes mesmo da Grand Boucle sair para a estrada, o que acontece este sábado, em Leeds, no Reino Unido. Reunidas as guardas de honra, salta à vista a ausência de dois pilares fundamentais na estratégia dos dois principais favoritos, e também da grande revelação de 2013, o colombiano Nairo Quintana.

Se, por um lado, Chris Froome exigiu a ausência de Bradley Wiggins da equipa da Sky – o campeão de 2012 passou a época a dizer que queria estar no Tour, mas a guerra de palavras entre as estrelas da Sky deixou feridas insuperáveis na relação dos dois britânicos -, o espanhol Contador também perdeu este sábado aquele que foi o responsável pelo seu quarto lugar no ano passado.

Roman Kreuziger, a braços com alegadas irregularidades no seu passaporte biológico, foi preterido pela equipa Saxo-Tinkoff, que agora terá de improvisar alguém para fazer o papel de rebocador – função que o checo, quinto classificado em 2013, assumiu na passada edição.

Expectativas em alta para Contador

Com Sérgio Paulinho mais uma vez ao seu lado, o vencedor do Tour em 2007 e 2009 (o título de 2010 foi-lhe retirado na secretaria, devido a um resultado positivo por clembuterol) pode ter nesta 101ª edição a sua oportunidade de ouro para regressar ao primeiro lugar da lista dos melhores ciclistas da atualidade.

Desde o pesadelo vivido pós-Tour 2010, que incluiu um ano de suspensão e o apagar dos seus resultados de 2011, Contador – “El Pistolero” -, que ganhou a Vuelta 2012, nunca conseguiu voltar ao nível a que habituou o público na principal prova de ciclismo internacional.

Mas, esta temporada, Contador tem sido superior a Froome: venceu o Tirreno-Adriatico e a Volta ao País Basco, fez segundo no Critério do Dauphiné, principal barómetro de forças para o Tour, assim como na Volta ao Algarve e na Catalunha, e é líder do ranking da União Ciclista Internacional (UCI), enquanto o britânico foi primeiro “só” em Oman e na Volta à Romandia, terminando o Dauphiné num modesto 12º lugar, depois de ter caído na sexta etapa.

Contador, Froome e a concorrência

Dificilmente alguém se intrometerá no duelo entre os líderes da Tinkoff-Saxo e da Sky, mas, a haver um outsider, será, quase obrigatoriamente, Vincenzo Nibali (Astana), o ciclista mais consistente nas grandes Voltas nos últimos anos, que preferiu não defender a vitória no Giro para se concentrar no Tour.

O italiano, de 29 anos, surge como o primeiro dos outros favoritos, numa lista que inclui também os espanhóis Alejandro Valverde (Movistar), oitavo em 2013, ou Joaquim Rodriguez (Katusha), o terceiro classificado no ano passado em Paris, que ainda está convalescente de uma queda no Giro.

E há também o holandês Bauke Mollema (Belkin), que impressionou na 100.ª edição, mas acabou em sexto, a promessa norte-americana Andrew Talansky (Garmin-Sharp), vencedor do Critério do Dauphiné, e, por que não, o português Rui Costa (Lampre-Merida).

O ciclista da Póvoa de Varzim, de arco-íris vestido, vai ser líder pela primeira vez na sua carreira e tem os olhos do mundo virados para si. No entanto, sonhar com um lugar no pódio será pedir demasiado ao campeão do Mundo, que, apesar de se ter proclamado tricampeão da Volta à Suíça, nunca foi além do 18º posto, em 2012.

Os cinco momentos-chave da Tour de France

Tudo deverá ficar definido em cinco momentos-chave, espalhados ao longo dos 3.664 quilómetros que vão ligar Leeds, no Reino Unido, a Paris, entre 5 e 27 de julho. O primeiro será a visita ao “Inferno do Norte”, com a quinta etapa a percorrer o temível “pavé” da Paris-Roubaix, num dia em que todas as atenções serão insuficientes para escapar aos azares.

Sem Alpe d’Huez ou Mont Ventoux no traçado, as grandes dificuldades montanhosas estarão reservadas para a 10ª etapa, com a chegada à Planche des Belles Filles, para a 14ª, com a passagem pelo Col d’Izoard, o ponto mais alto desta edição, e para a 18ª, com a meta a coincidir com o Hautacam.

Se a montanha não tiver decidido o pódio final, restarão os 54 quilómetros do contrarrelógio entre Bergerac e Périgueux, marcado para a penúltima etapa, para definir o vencedor, que passeará de amarelo até Paris na última etapa.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …