“Bomba” abala Volta a Portugal. Ciclista da Efapel é arguido e foi afastado

3

As buscas realizadas pela Polícia Judiciária à casa de vários ciclistas abalam a 83.ª Volta a Portugal e são uma “vergonha” para o ciclismo nacional. Um ciclista da Efapel foi constituído arguido e já rescindiu com a equipa.

Na véspera do arranque da 83.ª Volta a Portugal em bicicleta está instalada a confusão depois de a Polícia Judiciária (PJ) ter feito buscas na casa de vários ciclistas.

O director da prova, Joaquim Gomes, assume que esta “bomba” das buscas é uma “vergonha” para a modalidade e “tira a motivação a qualquer um”, conforme declarações à agência Lusa.

Contudo, as notícias sobre um eventual cancelamento da 83.ª edição, que vai para a estrada nesta quinta-feira, 4 de Agosto, em Lisboa, “são exageradas”.

“Quando este ambiente começava a acalmar, cai novamente uma bomba destas… obviamente que isto é desmotivante para qualquer um. Vou mandar a toalha ao chão? Claro que não, mas estou preocupado“, admite Joaquim Gomes.

O director da Volta a Portugal está apreensivo com o impacto que estas buscas possam ter na Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e na Podium, a empresa organizadora da prova, “que não têm culpa nenhuma disto“, como sublinha. “Aliás, são as duas entidades mais prejudicadas”, nota.

Joaquim Gomes realça ainda que os “municípios e marcas que estão envolvidos na Volta e se esforçam por acreditar num evento que é, de facto, uma excelente ferramenta de promoção, com enorme notoriedade e simbolismo”, também ficam prejudicados.

Ciclista da Efapel é arguido e rescindiu

O ciclista Francisco Campos, da Efapel, já foi afastado desta equipa e, consequentemente, da Volta a Portugal depois de ter sido constituído arguido no seguimento das buscas.

A notícia é confirmada à Lusa pelo director desportivo da Efapel, José Azevedo.

A Rádio Popular-Paredes-Boavista também afastou Daniel Freitas da Volta a Portugal depois de a casa do ciclista ter sido, igualmente, alvo de buscas, estando ainda a equacionar a rescisão do contrato, como revela à Lusa o director da equipa.

Um ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor também foi alvo de buscas, mas o director desportivo desta equipa não revela a sua identidade, reforçando à Lusa que a equipa não está envolvida.

As buscas realizaram-se no âmbito da operação ‘Prova Limpa’ por suspeitas relacionadas com doping.

No final de Abril, no âmbito desta investigação, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o director desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues.

A W52-FC Porto acabou por perder a licença desportiva, estando impedida de competir.

A Volta a Portugal vai estar na estrada entre 4 e 15 de Agosto.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Para mim, e baseando-me em tudo o que vi em diversos desportos ao longo da minha vida, todo o desporto de competição envolve doping. Porém, apenas alguns casos são detetados. Sim, porque nesse dia o atleta tomou mais um café (para além de toda a cafeína administrada por outras vias), ou porque abusaram na dose e ultrapassaram o limite, ou porque o atleta iniciou algum tratamento que implicou elevar os níveis de alguma substância dopante, ou ainda porque não contavam com o controlo antidoping no período de treino… São públicos os casos de futebolistas que andavam diariamente com cinquenta e tal cafés! E no ciclismo basta ver a história recente da volta a França. Nos jogos olímpicos então é mato. Recordistas de diferentes modalidades que perdem as suas medalhas passados anos; países banidos por doping; transfusões sanguíneas em massa, mulheres com bigode… Enfim… O desporto de competição é uma farsa total. É o jogo do gato e do rato.

  2. Joaquim Gomes não vem agora dizer que estes ciclistas são fundamentais para a Volta a Portugal? Este senhor não faz nada no ciclismo. Defendeu o indefensável e devia ir-se embora de vez. Também a federação mostra a sua incompetência ao não ver o que se estava a passar debaixo dos seus olhos. Quanto aos ciclistas que usam estes métodos deviam ser irradiados para sempre do ciclismo. Vergonhoso

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.