Vodafone quebra silêncio e expõe escutas governamentais

B!T

-

A operadora britânica Vodafone revelou hoje que as agências governamentais, em certos países onde está presente, têm acesso direto às comunicações dos seus clientes, mediante a integração de escutas legalmente sancionadas na sua rede.

Depois das revoltantes revelações feitas pelo delator e ex-analista da NSA Edward Snowden, que expuseram programas de espionagem clara e irrefutavelmente abusiva pela Agência de Segurança Nacional, várias foram e são as entidades governamentais de segurança que se encontram sob escrutínio.

Contudo, como está à vista de todos, as agências que atuam em prol do Governo padecem de uma insaciável veemência que nem mesmo a exposição mediática das suas atividades ilegítimas as demove dos seus objetivos.

Nesse âmbito, a Vodafone publicou esta sexta-feira um Relatório de Divulgação no qual estava patente que em cerca de seis dos 29 países onde a empresa opera, a lei obriga ou a que as operadoras instalem canais de acesso direto às suas redes, ou legitima que os governos os façam.

A Vodafone afirma que não podia avançar todos os pedidos que lhe foram submetidos relativos ao acesso a comunicações, pois em alguns países, como na Albânia, na Turquia, na Índia, no Egito, na África do Sul e na Roménia, é expressamente proibida a divulgação de informação relativamente à escuta ou à interceção de telecomunicações, ou mesmo a sugestão de que tais capacidades existam.

“Em certos países a lei decreta que determinadas agências e autoridades devem ter acesso direto às redes das operadoras, contornando qualquer forma de controlo operacional por parte da operadora”, declarou a Vodafone, não nomeando as nações em questão, mas apelando a que os governos reformulem as legislações para que as escutas possam apenas ser utilizadas mediante fundamentos legas.

A Vodafone decidiu, por fim, manifestar-se e trazer à luz do dia estas práticas ocultas, numa estratégia para tentar boicotar a tendencialmente crescente vaga de operações de espionagem das telecomunicações dos cidadãos.

A empresa disse que as escutas integradas na sua rede, para além de permitirem que as agências, e consequentemente os governos, obtenham acesso às comunicações dos clientes das operadoras, possibilitam que seja determinada a localização de determinada pessoa.

O nosso Governo português, campeão da defesa das liberdades do seu povo, submeteu à Vodafone o ano passado, mais de 28 mil requisitos para aceder aos metadados de cidadãos lusitanos.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …