Vizela 0-4 Porto | Estratégia bem estudada dá goleada

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O Porto não quis deixar créditos por mãos alheias, após a goleada do Benfica pouco antes, e também presenteou os seus adeptos com golos e uma vitória tranquila.

A vítima foi o Vizela que, pelo historial nesta Liga Bwin e pelo futebol aberto que costuma apresentar, seja qual for o adversário, arriscava-se a viver momentos de aflição frente aos “azuis-e-brancos” e foi isso mesmo que aconteceu.

Os “dragões” aproveitaram com mestria o adiantamento dos da casa desde cedo para construir uma vitória por 4-0.

Já se sabe que o Vizela não é equipa para grandes “retrancas” e nem com o Porto mudou essa sua perspectiva de jogo.

Talvez por isso viveu uma primeira parte complicada, perante um “dragão” que sabia perfeitamente o que ia encontrar.

Passes longos, em especial para a esquerda – e para Luis Díaz – iam apanhando a defesa do Vizela muitas vezes mal posicionada, a dar muitos espaços nas suas costas, e foi assim que Díaz abriu o activo, logo aos 14 minutos.

Também da esquerda nasceu o 2-0, com o colombiano a surgir mais uma vez solto e a cruzar atrasado para o tento de Otávio.

O internacional português era mesmo o melhor ao descanso, com um rating de 8.0, graças a um tento, uma assistência e incríveis cinco passes super aproximativos – os tais que apanhavam o Vizela sempre em contrapé, mais de metade do total dos “dragões” (9) na primeira parte.

A goleada portista começou a ganhar contornos logo aos 47 minutos. Totalmente balanceado no ataque, o Vizela foi apanhado mais uma vez em contrapé, Zaidu fugiu solto pela esquerda e atirou a contar.

Aos 52 minutos, Schettine viu vermelho directo, por entrada dura sobre Diogo Costa, e aos 54 houve autogolo de Samu, na sequência de um canto.

O vencedor estava há muito encontrado e o Porto aproveitou para refrear os ânimos do encontro e resguardar-se, pois vêm aí dois jogos com o Benfica.

Melhor em Campo

Enorme jogo de Otávio. O médio aproveitou a sua inteligência táctica para ser um dos principais intérpretes da estratégia do “dragão”, no aproveitamento das linhas adiantadas do Vizela.

O internacional luso terminou com excelente GoalPoint Rating de 8.3, e só jogou 58 minutos, pois Sérgio Conceição – do alto da cabina onde se encontrava – optou por retirá-lo e poupá-lo (aparentava algumas queixas físicas).

Otávio marcou um golo, fez uma assistência em dois passes para finalização, um passe de ruptura, dez passes aproximativos e cinco super aproximativos e ainda quatro desarmes.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.