/

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas.

A queixa foi apresentada pelos advogados da viúva no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles contra a Island Express Helicopters e a Island Express Holding Corp., argumentando que o piloto Ara Zobayan, que também morreu no acidente, foi “negligente”. A queixa salienta que no dia do acidente o piloto viajava a 180 milhas por hora num denso nevoeiro pouco antes de cair.

“Kobe Bryant morreu como resultado direto da conduta negligente de Zobayan pelo qual o réu Island Express Helicopters é indiretamente responsável”, alerta o processo.

De acordo com os registos da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, em 2015 Zobayan violou as regras federais ao sobrevoar o espaço aéreo perto do Aeroporto Internacional de Los Angeles, contra as ordens de controlo de tráfego aéreo.

Este mês, uma investigação aos destroços do helicóptero em que seguia o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant revelou que não havia quaisquer indícios de falha no motor. A National Transportation Safety Board (NTSB) está a investigar o acidente incluindo a possibilidade de ter sido o nevoeiro intenso a causar a queda do helicóptero.

O helicóptero onde seguiam as vítimas não estava apetrechado com caixa negra, o que pode complicar as investigações. De acordo com a NTSB, não há registo de voz do que aconteceu no instante da queda.

A ação judicial deu entrada no mesmo dia em que o Staples Centre recebeu uma última homenagem a Kobe Bryant e à filha Gianna, que juntou cerca de 20 mil pessoas e inúmeras estrelas da Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA).

O norte-americano Kobe Bryant, de 41 anos, considerado um dos maiores jogadores de sempre da NBA, morreu em 26 de janeiro, na sequência de um acidente de helicóptero em Calabasas. Conhecido como Black Mamba, chegou à NBA aos 17 anos e jogou durante de 20 anos nos Los Angeles Lakers, tendo conquistado cinco títulos da NBA e duas medalhas de ouro olímpicos (Pequim2008 e Londres2012). É um dos sete basquetebolistas que ultrapassaram a marca dos 30 mil pontos na carreira.

Kobe Bryant foi 18 vezes escolhido para o jogo All Star e fez a sua estreia no jogo das estrelas com apenas 19 anos, sendo o mais novo de sempre a conseguir estar presente no evento. Ganhou por quatro vezes o prémio MVP do jogo All Star, em 2002, 2007, 2009 (em conjunto com Shaquille O’Neal) e 2011.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.