“Foi uma cena de acidente devastadora”. Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

Andrew Gombert / EPA

Kobe Bryant, estrela da NBA

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas não estava apetrechado com caixa negra, o que pode complicar as investigações.

Uma eventual falha mecânica ou as difíceis condições de visibilidade no dia do acidente, devido ao intenso nevoeiro, são algumas das teses avançadas para a queda do helicóptero em Calabasas, na Califórnia, no domingo passado.

O New York Times (NYT) refere que não há registo de voz do que aconteceu no instante da queda. “Não havia uma caixa negra e não há uma exigência para haver uma caixa negra” neste helicóptero, salienta em conferência de imprensa Jennifer Homendy, membro do National Transportation Safety Board (NTSB), o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA.

Mas o piloto usou um iPad com a aplicação ForeFlight que permite rever planos de voo e monitorizar informações meteorológicas, entre outras funcionalidades, que está a ser analisado pelos investigadores, bem como outros vestígios recolhidos no local do acidente.

“Foi uma cena de acidente bastante devastadora”, salienta Jennifer Homendy, realçando que foram encontrados vestígios a uma distância de mais de 150 metros do centro dos destroços.

Na altura da queda, sentia-se um nevoeiro muito denso na zona, de tal forma que o Departamento de Polícia de Los Angeles tinha aterrado os seus helicópteros devido às más condições meteorológicas. Contudo, o piloto do helicóptero que transportava Kobe Bryant obteve uma autorização especial dos controladores de tráfego aéreo para poder manter-se na rota e continuar o voo.

Olhamos para homem, máquina e meio ambiente, e o tempo é apenas uma pequena porção disso tudo”, explica Jennifer Homendy sobre a investigação ao acidente, frisando que serão também analisados os registos da actividade do piloto, da companhia para a qual trabalhava e do helicóptero e dos seus instrumentos.

A viagem tinha como destino a Academia Mamba de Kobe Bryant em Thousand Oaks, onde a filha Gianna, de apenas 13 anos, devia fazer um treino de basquetebol.

O NYT refere que o helicóptero perdeu o contacto com os controladores aéreos por volta das 09:45 horas da manhã e que, dois minutos depois, testemunhas alertaram as autoridades para um incêndio na colina e um som estridente. Nessa altura, já o helicóptero se tinha despenhado, vitimando Kobe Bryant, de 41 anos, a filha de 13 anos e mais quatro pessoas.

O NYT refere que o piloto do helicóptero, Ara Zobayan, aprendeu a pilotar em 1998 e que não tem registo de acidentes, segundo a Administração Federal de Aviação. É descrito como um “operador meticuloso e experiente” e “super-cauteloso, super-inteligente” por fontes ouvidas pelo jornal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …