“Foi uma cena de acidente devastadora”. Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

Andrew Gombert / EPA

Kobe Bryant, estrela da NBA

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas não estava apetrechado com caixa negra, o que pode complicar as investigações.

Uma eventual falha mecânica ou as difíceis condições de visibilidade no dia do acidente, devido ao intenso nevoeiro, são algumas das teses avançadas para a queda do helicóptero em Calabasas, na Califórnia, no domingo passado.

O New York Times (NYT) refere que não há registo de voz do que aconteceu no instante da queda. “Não havia uma caixa negra e não há uma exigência para haver uma caixa negra” neste helicóptero, salienta em conferência de imprensa Jennifer Homendy, membro do National Transportation Safety Board (NTSB), o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA.

Mas o piloto usou um iPad com a aplicação ForeFlight que permite rever planos de voo e monitorizar informações meteorológicas, entre outras funcionalidades, que está a ser analisado pelos investigadores, bem como outros vestígios recolhidos no local do acidente.

“Foi uma cena de acidente bastante devastadora”, salienta Jennifer Homendy, realçando que foram encontrados vestígios a uma distância de mais de 150 metros do centro dos destroços.

Na altura da queda, sentia-se um nevoeiro muito denso na zona, de tal forma que o Departamento de Polícia de Los Angeles tinha aterrado os seus helicópteros devido às más condições meteorológicas. Contudo, o piloto do helicóptero que transportava Kobe Bryant obteve uma autorização especial dos controladores de tráfego aéreo para poder manter-se na rota e continuar o voo.

Olhamos para homem, máquina e meio ambiente, e o tempo é apenas uma pequena porção disso tudo”, explica Jennifer Homendy sobre a investigação ao acidente, frisando que serão também analisados os registos da actividade do piloto, da companhia para a qual trabalhava e do helicóptero e dos seus instrumentos.

A viagem tinha como destino a Academia Mamba de Kobe Bryant em Thousand Oaks, onde a filha Gianna, de apenas 13 anos, devia fazer um treino de basquetebol.

O NYT refere que o helicóptero perdeu o contacto com os controladores aéreos por volta das 09:45 horas da manhã e que, dois minutos depois, testemunhas alertaram as autoridades para um incêndio na colina e um som estridente. Nessa altura, já o helicóptero se tinha despenhado, vitimando Kobe Bryant, de 41 anos, a filha de 13 anos e mais quatro pessoas.

O NYT refere que o piloto do helicóptero, Ara Zobayan, aprendeu a pilotar em 1998 e que não tem registo de acidentes, segundo a Administração Federal de Aviação. É descrito como um “operador meticuloso e experiente” e “super-cauteloso, super-inteligente” por fontes ouvidas pelo jornal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …