Medina perde maioria. Vitória absoluta para Moreira

José Sena Goulão / Lusa

Fernando Medina celebra os resultados das eleições autárquicas de 1 de outubro, ao ser eleito Presidente da Câmara de Lisboa

308 concelhos foram hoje a eleições. Os dados oficiais revelam uma vitória de Fernando Medina em Lisboa e de Rui Moreira no Porto.

Em Lisboa, Fernando Medina terá ficado perto da maioria absoluta, mas não a conquistou. O Presidente da Câmara de Lisboa terá conseguido, de acordo com os resultados oficiais divulgadas pelo Ministério da Administração Interna, 42,02% dos votos, pelo que o PS perdeu a maioria absoluta na capital, ficando com menos três vereadores do que em 2013, tendo eleito oito vereadores.

Atrás do socialista fica Assunção Cristas, líder partidária do CDS-PP, que conseguiu um “resultado histórico“, como a própria reforçou ao saber do resultado, conquistando quatro vereadores, com 20,57% dos votos, traduzindo-se este valor em três mandatos a mais do que em 2013.

O PSD, que é apontado como o grande derrotado da noite, perdeu um vereador, com Teresa Leal Coelho a ficar-se pelos 11,23%, ou seja, conseguiu dois vereadores. Também com dois vereadores fica a CDU, que mantém os resultados das últimas eleições, com 9,56% dos votos.

O Bloco de Esquerda não ficou nulo, elegendo um vereador, com 7,13% dos votos.

Na segunda maior autarquia do país, o grande vencedor da noite é o independente Rui Moreira, pelo Porto, que conseguiu a reeleição com maioria absoluta, ao contrário do que apontavam as sondagens pré-eleitorais.

Rui Moreira alcança assim sete mandatos com 44,46% dos votos, revelam os resultados oficiais divulgados pelo Ministério da Administração Interna, mais um do que em 2013, quando elegeu seis vereadores, altura em que fez uma coligação pós-eleitoral com o PS.

Foi, aliás, pelo PS que começou no seu discurso. Depois de ter deixado um abraço a Manuel Pizarro, que acabaria em segundo lugar com 28,55% dos votos e quatro vereadores eleitos, Rui Moreira não poupou aquele que “numa primeira fase tentou condicionar” a sua candidatura, enumerou Moreira.

O segundo “ataque” a Pizarro foi mais amplo, ao apontar baterias para “a inusitada participação de membros do Governo na campanha”, crítica que terá tido por alvos não nomeados o ministro da Defesa Azeredo Lopes, seu-ex chefe de gabinete até ir para o Governo, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, mandatário da candidatura socialista, e António Costa, que esteve presente no jantar-comício de Pizarro.

Para finalizar, Rui Moreira não podia “deixar de dizer que os grandes derrotados desta noite têm um rosto: António Tavares (presidente da Santa Casa da Misericórdia do Porto e mandatário da candidatura do PSD), Rui Rio e Paulo Rangel. Não o digo por não nos terem apoiado, mas por terem utilizado a cidade para lutas de índole nacional. E deixem-me dizer que as autárquicas no Porto não são as secretas do PSD”.

Ainda no Porto, o PSD de Álvaro Almeida, que tinha eleito três vereadores em 2013 com 21,06% dos votos, perde mais de metade deles (elege apenas um), conquistando 10,39% dos votos. A CDU mantém o vereador que tinha conquistado em 2013, tendo, nestas eleições, 5,89% dos votos.

Dos 27 “dinossauros”, quase só Isaltino sobreviveu

Dos 27 dinossauros que queriam a sua (ou outra qualquer) Câmara de volta, praticamente só Isaltino sobreviveu.

Em Oeiras, o ex-presidente da Câmara, Isaltino Morais, venceu as eleições autárquicas no concelho, derrotando o seu antigo número 2, Paulo Vistas, que lidera atualmente o executivo.

Segundo a projeção da TVI, Isaltino Morais, que cumpriu uma pena de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais, obteve 41,65% dos votos.

O movimento, também independente, de Paulo Vistas o ainda presidente da autarquia de Oeiras, ficou em segundo lugar com 14,15% dos votos e elegendo 2 vereadores. Na mesma autarquia, PS, a coligação PSD-CDS-PPM e CDU conseguiram eleger um vereador.

Em Matosinhos, Narciso Miranda, que foi condenado a uma pena de prisão de dois anos e dez meses de prisão pelos crimes de abuso de confiança e falsificação de documentos, não venceu as eleições. O movimento do independente elegeu dois vereadores, com 16,19% dos votos, tendo perdido para a candidata socialista Luísa Salgueiro, que elegeu cinco mandatos com 36,36%.

Em Gondomar, Valentim Loureiro foi condenado pelo Tribunal de Gondomar, no acórdão do Apito Dourado, a três anos e dois meses de cadeia, pena suspensa por igual período, por abuso de poder e prevaricação. Recandidatou-se, nestas eleições, como independente e elegendo dois vereadores, com 19,89% dos votos.

Nessa autarquia, quem ganhou foi Marco Martins, do PS, com seis vereadores e 45,52% dos mandatos.

Na lista de “dinossauros” que venceram, fica José Veiga Maltez, que foi presidente entre 1997 e 2013, e se candidatou pelo PS à Câmara da Golegã, Santarém. António Eusébio, que encabeçou a lista do PS à Câmara de Faro e já presidiu à autarquia vizinha de São Brás de Alportel durante 12 anos também venceu.

Abstenção menor que em 2013

A taxa de abstenção nas eleições para as autarquias locais realizadas este domingo situou-se nos 45%, indicam os dados oficiais revelados pelo Ministério da Administração Interna.

Nas autárquicas de 2013, a taxa de abstenção atingiu os 47,4%, a mais elevada desde as primeiras eleições locais, em 1976.

No domingo, a afluência às urnas até às 16:00 foi de 44,39%, um valor superior ao registado no anterior ato eleitoral autárquico (43,43%), à mesma hora.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ainda bem que no porto nao ha geringonça…graças á educaçao politica dos votantes do porto.
    nao foram em cantigas demagogicas . era bom que no resto do pais houvesse essa educaçao das populaçoes e candidatos fora do sistema.
    ainda me lembro das sondagens de catolicas e afins… para quando uma lei que proiba sondagens durante a camapnha eleitoral????

RESPONDER

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …