Vitória histórica da extrema-direita nas eleições regionais francesas

Neno / Flickr

Marine Le Pen num comício da Frente Nacional

Marine Le Pen num comício da Frente Nacional

A Frente Nacional (FN), partido francês de extrema-direita, venceu em pelo menos seis regiões em 13 na primeira volta das eleições regionais, com um resultado nacional recorde entre 27,2% e 30,8%, segundo as primeiras projeções.

A FN ultrapassa a oposição de direita e o Partido Socialista (PSF), do Presidente François Hollande, em três regiões decisivas a norte (Nord-Pas-de-Calais-Picardie), onde se apresenta a sua presidente Marine Le Pen, no sudeste (Provence-Alpes-Côte d’Azur), onde a campanha foi conduzida pela sua sobrinha Marion Maréchal-Le Pen, e no leste (Alsácia-Champagne-Ardenas-Lorena), com o mentor da estratégia do partido, Florian Philippot.

Marine Le Pen obteve na sua região entre 40,3% e 43% de votos, à frente da oposição de direita (24 a 25%) e dos socialistas (entre 18 e 18,4%), segundo as estimativas.

A sua sobrinha Marion conseguiu um resultado ainda mais favorável, entre de 41,2% a 42,9% dos votos, com larga vantagem face à direita (24 a 26%) e ao PSF (entre 15,8% e 18,1%).

A taxa de participação rondou hoje 50% do total de 44,6 milhões de eleitores, uma forte subida face ao escrutínio regional de 2010, assinalado por forte abstenção. A segunda volta está prevista para 13 de dezembro.

No plano nacional “parece que somos o primeiro partido de França, muito à frente da aliança Os Republicanos”, felicitou-se o vice-presidente da FN, Florian Philippot, citado pela agência noticiosa AFP.

O PSF, partido socialista no poder, dirigia até ao momento a quase totalidade das regiões. Na segunda volta, prevê-se que apenas consiga manter três ou quatro regiões.

O porta-voz do Governo francês, Stéphane Le Foll, considerou que a soma dos votos da esquerda é maioritária em França, apesar de o PSF se situar como terceira força política na sequência das eleições regionais.

“O total da esquerda, a que se diz estar em dificuldades, deve ultrapassar os 36%, o que a torna no primeiro partido de França”, declarou Foll ao canal televisivo TF1, a partir da soma dos votos obtidos pelos Verdes e pela Frente de Esquerda com os resultados obtidos pelos socialistas.

O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, por sua vez, afirmou que os conservadores “nem se vão retirar nem se vão fundir” com as listas de esquerda para impedir o triunfo da Frente Nacional na segunda volta das eleições regionais.

O líder conservador sublinhou que vai pedir aos responsáveis políticos da aliança Os Republicanos, em coligação com os centristas, que “recusem qualquer fusão e qualquer retirada das listas” em benefício de outra com mais possibilidades.

“Temos que ouvir e compreender a exasperação dos franceses” e “também os que elegeram a Frente Nacional”, porque não fazê-lo seria “irresponsável”, afirmou Sarkozy depois de se conhecerem as primeiras projeções dos resultados da primeira volta das eleições.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Era de esperar. Estes chulos imcompetentes e corruptos que lideram estas ”Democracias” europeias são os responsáveis por todos estes radicalismos de direita e de esquerda que a curto passo vão tomar conta da Europa. Estamos tramados e ou corremos com esta cambada de parasitas dos países e de Bruxelas ou não se queixem….

RESPONDER

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …

Bloco e Livre reúnem-se terça-feira para discutir "possíveis convergências"

O Bloco de Esquerda e o Livre reúnem-se, na terça-feira, no Parlamento, num encontro pedido pelo partido que elegeu Joacine Katar Moreira, e que também foi proposto ao PCP, PEV e PAN para discutir "possíveis …