Vitória histórica da extrema-direita nas eleições regionais francesas

Neno / Flickr

Marine Le Pen num comício da Frente Nacional

Marine Le Pen num comício da Frente Nacional

A Frente Nacional (FN), partido francês de extrema-direita, venceu em pelo menos seis regiões em 13 na primeira volta das eleições regionais, com um resultado nacional recorde entre 27,2% e 30,8%, segundo as primeiras projeções.

A FN ultrapassa a oposição de direita e o Partido Socialista (PSF), do Presidente François Hollande, em três regiões decisivas a norte (Nord-Pas-de-Calais-Picardie), onde se apresenta a sua presidente Marine Le Pen, no sudeste (Provence-Alpes-Côte d’Azur), onde a campanha foi conduzida pela sua sobrinha Marion Maréchal-Le Pen, e no leste (Alsácia-Champagne-Ardenas-Lorena), com o mentor da estratégia do partido, Florian Philippot.

Marine Le Pen obteve na sua região entre 40,3% e 43% de votos, à frente da oposição de direita (24 a 25%) e dos socialistas (entre 18 e 18,4%), segundo as estimativas.

A sua sobrinha Marion conseguiu um resultado ainda mais favorável, entre de 41,2% a 42,9% dos votos, com larga vantagem face à direita (24 a 26%) e ao PSF (entre 15,8% e 18,1%).

A taxa de participação rondou hoje 50% do total de 44,6 milhões de eleitores, uma forte subida face ao escrutínio regional de 2010, assinalado por forte abstenção. A segunda volta está prevista para 13 de dezembro.

No plano nacional “parece que somos o primeiro partido de França, muito à frente da aliança Os Republicanos”, felicitou-se o vice-presidente da FN, Florian Philippot, citado pela agência noticiosa AFP.

O PSF, partido socialista no poder, dirigia até ao momento a quase totalidade das regiões. Na segunda volta, prevê-se que apenas consiga manter três ou quatro regiões.

O porta-voz do Governo francês, Stéphane Le Foll, considerou que a soma dos votos da esquerda é maioritária em França, apesar de o PSF se situar como terceira força política na sequência das eleições regionais.

“O total da esquerda, a que se diz estar em dificuldades, deve ultrapassar os 36%, o que a torna no primeiro partido de França”, declarou Foll ao canal televisivo TF1, a partir da soma dos votos obtidos pelos Verdes e pela Frente de Esquerda com os resultados obtidos pelos socialistas.

O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, por sua vez, afirmou que os conservadores “nem se vão retirar nem se vão fundir” com as listas de esquerda para impedir o triunfo da Frente Nacional na segunda volta das eleições regionais.

O líder conservador sublinhou que vai pedir aos responsáveis políticos da aliança Os Republicanos, em coligação com os centristas, que “recusem qualquer fusão e qualquer retirada das listas” em benefício de outra com mais possibilidades.

“Temos que ouvir e compreender a exasperação dos franceses” e “também os que elegeram a Frente Nacional”, porque não fazê-lo seria “irresponsável”, afirmou Sarkozy depois de se conhecerem as primeiras projeções dos resultados da primeira volta das eleições.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Era de esperar. Estes chulos imcompetentes e corruptos que lideram estas ”Democracias” europeias são os responsáveis por todos estes radicalismos de direita e de esquerda que a curto passo vão tomar conta da Europa. Estamos tramados e ou corremos com esta cambada de parasitas dos países e de Bruxelas ou não se queixem….

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …