Vitória de Guimarães multado em 50 mil euros após jogo com Eintracht Frankfurt

José Coelho / Lusa

O Vitória de Guimarães vai pagar uma multa de 50 mil euros à UEFA por causa do jogo com os alemães do Eintracht Frankfurt, para a Liga Europa de futebol, anunciou esta quinta-feira o organismo que regula a competição.

O Corpo de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA condenou o emblema português a pagar essa verba na sequência das acusações de “uso de artigos pirotécnicos” e “lançamento de objetos” no desafio realizado em 3 de outubro, para a segunda jornada do grupo F, que terminou com uma vitória germânica (1-0).

O organismo emitiu ainda um aviso ao treinador vitoriano, Ivo Vieira, pelo “atraso no reinício do jogo” que se verificou após o intervalo.

Já o Eintracht Frankfurt, acusado de “lançamento de objetos”, “distúrbios do público”, “danos materiais” e “atraso no reinício do jogo”, foi proibido pela UEFA de vender bilhetes aos seus adeptos para o próximo jogo fora da Liga Europa, agendado para 7 de novembro, na Bélgica, frente ao Standard de Liège.

O emblema alemão, no qual jogam os avançados lusos André Silva e Gonçalo Paciência, além do holandês Bas Dost (ex-Sporting), vai ser ainda proibido de vender bilhetes aos seus adeptos para uma outra partida fora, a contar para provas da UEFA, refere o anúncio.

Os principais desacatos ocorreram menos de cinco minutos antes do apito inicial, quando alguns adeptos do Eintracht desceram da parte superior da bancada Norte do Estádio D. Afonso Henriques para a parte inferior e começaram a lançar cadeiras para a bancada nascente, onde se encontravam adeptos vimaranenses, que responderam da mesma forma.

Pouco depois, alguns dos cerca de 3.000 adeptos germânicos na parte superior da bancada atiraram cadeiras na direção dos agentes da PSP que lá se encontravam.

Face às cadeiras arrancadas, a UEFA decretou que o Eintracht Frankfurt vai ter de contactar o Vitória de Guimarães nos próximos 30 dias para “pagar os danos causados pelos seus adeptos”.

A equipa vimaranense somou, até agora, duas derrotas nas duas partidas já realizadas para o grupo F da Liga Europa – além do Eintracht, perdeu com o Standard de Liège (2-0, fora) – e disputa o próximo jogo às 20h de 24 de outubro, em Londres, frente aos ingleses do Arsenal, líderes do grupo, com seis pontos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …