Mais uma vitória para o canoísta Fernando Pimenta, desta vez em K1 5000

Portugal concluiu hoje os Europeus de canoagem com um total de duas medalhas de ouro, ambas conquistadas por Fernando Pimenta, em K1 1000 e 5000, em Moscovo.

Um dia depois do inédito título em K1 1000, distância olímpica, o atleta limiano, de 26 anos, voltou a mostrar forma e não teve rival à altura quando atacou na última volta dos 5000, fazendo inédita ‘dobradinha’.

Com 20.09,690 minutos, Pimenta deixou o dinamarquês Rene Poulsen a 2,180 segundos e o bielorrusso Aleh Yurénia a 2,730.

Já o K4 1000 que Fernando Pimenta partilha com Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes foi quarto classificado, a escassos 108 milésimas do bronze, numa das suas melhores provas dos últimos tempos.

O quarteto luso concluiu a regata em 2.53,548 minutos, a 1,908 segundos da Eslováquia, que bateu a Rússia por 516 milésimas e a Polónia por 1,800.

O K4 português tem sido a tripulação mais consistente neste ciclo olímpico, com pódios constantes, mas desde os Europeus de 2015 que não conquista medalhas internacionais, incluindo em Taças do Mundo.

Ainda assim, a tripulação campeã da Europa em 2011 e vice-campeã do Mundo em 2014 fez hoje uma das suas melhores provas, estando sempre na luta pelas medalhas, o que, tendo em conta o facto de apenas a Austrália se intrometer na luta pelas medalhas dos K4 fora da Europa, Portugal pode sonhar com resultado de relevo nos Jogos.

Menos de uma hora depois, Emanuel Silva e João Ribeiro foram para a final de K2 500, distância não olímpica na qual já foram campeões do mundo em 2013, tendo ficado em sexto lugar.

A dupla concluiu a prova em 1.31,672 minutos, a 1,960 segundos do ouro da Eslováquia, que bateu a Espanha por 272 milésimos e a Bielorrússia por 1,104.

Hélder Silva (C1 200), Teresa Portela (K1 500) e Francisca Laia (K1 200) também vão ao Rio2016, mas diferentes planos de preparação conjugados com alguns problemas físicos e de saúde fizeram-nos prescindir de estar em Moscovo.

Resultados de Portugal nos Europeus:

K1 1000 Fernando Pimenta – Campeão da Europa
K1 5000 Fernando Pimenta – Campeão da Europa
K2 500 Emanuel Silva/João Ribeiro – 6.º lugar
K2 1000 Emanuel Silva/João Ribeiro – 10.º lugar
K4 1000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva/João Ribeiro – 4.º lugar

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …

"Poderia juntar-se a Mourinho". Bale criticado por comportamento "infantil"

A atitude do internacional galês Gareth Bale continua a render críticas. Desta vez foi o antigo presidente do Real Madrdi Rámon Calderón, que considerou o comportamento do futebolista infantil. Em causa esta a atitude do …

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máxima de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …

Hospitais públicos têm mais de 650 milhões de euros de dívidas em atraso

As dívidas em atraso dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde têm vindo a crescer desde o início do ano. Em setembro, o valor fixava-se nos 650 milhões de euros. Hospitais públicos acumulam 651,6 milhões …

Bolsonaro quer isentar polícias de punições por crimes cometidos em serviço

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais durante operações de segurança. De …

Dragões de Ouro. O "patinho feio" galardoado e o miúdo blindado a ouro

O FC Porto realizou esta quinta-feira a cerimónia anual de entrega dos Dragões de Ouro. O destaque foi para Marega, que recebeu o prémio de futebolista do ano. Fábio Silva venceu o prémio de revelação …