Vítimas pobres do Titanic foram lançadas ao mar para dar lugar aos mais ricos

Wikimedia

O Titanic no porto de Southampton, em Inglaterra

O Titanic no porto de Southampton, em Inglaterra.

O barco que prestou socorro ao Titanic, após o naufrágio do navio, em 1912, não estava preparado para recolher uma tão grande quantidade de corpos e foi forçado a deitar borda fora alguns deles, preterindo os passageiros mais pobres para dar lugar aos mais ricos.

Estes dados são revelados por uma colecção de telegramas que só agora é divulgada, conforme atesta o jornal britânico The Daily Mail, notando que os responsáveis do navio de socorro tiveram que deitar borda fora os corpos de passageiros de terceira classe para dar lugar às vítimas das primeira e segunda classes.

Estes telegramas estão nas mãos do historiador Charles Haas e revelam a troca de comunicações entre o CS Mackay-Bennett, o navio de socorro, e a companhia proprietária do Titanic, a White Star Line.

O capitão do barco de socorro teve que fazer uma selecção dos cadáveres a preservar e dos que seriam atirados ao mar, conforme constata o jornal, uma vez que não tinha condições para acolher tantos corpos.

Um dos telegramas atesta que foi feito “um registo cuidadoso de todos os documentos, dinheiro e valores encontrados nos corpos”, deixando a pergunta se “não seria melhor enterrar todos os corpos no mar, a não ser que especialmente pedido pelos familiares preservá-los”.

“No total, foram rejeitados 116 dos 334 corpos recuperados“, aponta o The Daily Mail, frisando que “decidiu-se priorizar os passageiros de primeira e segunda classes”, cujos cadáveres “foram recuperados, embalsamados e devolvidos aos seus entes queridos”.

Já os corpos dos passageiros de terceira classe que morreram no naufrágio “foram lançados para as geladas profundezas do Atlântico Norte”, onde foram também sepultados os elementos da tripulação do Titanic, como manda a tradição, destaca o jornal britânico.

Os telegramas dão também mostras da grande operação logística que o acidente causou, bem como da desorientação e do caos que se gerou perante a necessidade de lidar com tantos corpos. Nalguns deles é patente “em grande detalhe quão difícil foi o processo, após o naufrágio”, explica Charles Haas no The Daily Mail. “Mostram candidamente o imenso stress que todos os envolvidos enfrentaram”, refere o historiador.

O Titanic afundou-se no Atlântico a 15 de Abril de 1912, depois de uma colisão com um icebergue, provocando a morte de mais de 1500 pessoas. O navio transportava 2.224 pessoas, incluindo passageiros e a tripulação.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Decidiu-se priorizar os passageiros de primeira e segunda classes”, cujos cadáveres “foram recuperados, embalsamados e devolvidos aos seus entes queridos”. Business as usual…

  2. Decidiu-se priorizar os passageiros de primeira”, cujos cadáveres “foram recuperados, embalsamados e devolvidos aos seus entes queridos”. Business as usual…

  3. Lá está. Os pobres que se fod.. Já não basta em vida, que estas elites de m.erda os exploram e lhes retiram dignidade, até na morte lhes tiraram dignidade.
    É incrivel como a história se repete e alguns governos e certas “elites” do mundo moderno, continuam a massacrar os mais pobres e desfavorecidos.

  4. Num futuro nao muito longínquo tal mentalidade ficará de fora, e dirá a mesma, nao fizemos isto e mais aquilo, não fizeste! por isso o teu lado e de fora. Ai haverá pranto e ranger de dentes. Tudo acontecerá não em forma visível. (Sabedoria antiga).

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …