Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

1

Hakon Mosvold Larsen / EPA

Ataque na Noruega faz vários mortos e feridos

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas.

Segundo a polícia, o suspeito do ataque, um cidadão dinamarquês de 37 anos, terá presumivelmente perdido ou deitado fora o arco e as flechas enquanto percorria as ruas de Kongsberg, pequena cidade com cerca de 25 mil habitantes, onde ocorreu na passada quarta-feira o ataque, que também fez três feridos.

“A certo momento, o suspeito deitou fora ou perdeu o seu arco e flechas”, afirmou o inspetor Per Thomas Omholt, numa conferência de imprensa, acrescentando: “Na zona de Hyttegata, matou cinco pessoas com facas, tanto em lugares privados como no espaço público”.

Inicialmente, a polícia informou que o suspeito, identificado como Espen Andersen Brathen, estava armado com um arco e flechas e duas outras armas brancas, mas não especificou a natureza das armas para efeitos da investigação.

“Tudo indica que estas vítimas foram mortas ao acaso“, disse o mesmo inspetor.

Segundo a polícia, mais de uma dezena de pessoas foram também atingidas pelo suspeito com o arco e as flechas, mas nenhuma sofreu ferimentos mortais.

Suspeito de radicalização islâmica, Espen Andersen Brathen, que foi colocado em prisão preventiva numa instituição medicalizada por um período de quatro semanas, as duas primeiras das quais em isolamento total, admitiu durante os interrogatórios ter cometido o ataque e ter matado cinco pessoas e ferido mais três.

Na sexta-feira passada, a polícia norueguesa referiu que a investigação do ataque reforçava, até àquela data, a tese de um ato cometido devido a doença.

“Quanto ao motivo, a doença continua a ser a hipótese principal. No que diz respeito à conversão ao Islão, essa hipótese está enfraquecida”, acrescentou Per Thomas Omholt.

Uma avaliação psiquiátrica está em curso para determinar se o suspeito pode ou não ser responsabilizado criminalmente pelos seus atos.

No sábado, a polícia norueguesa identificou as cinco vítimas mortais, quatro mulheres e um homem, de idades compreendidas entre os 52 anos e os 78 anos.

// Lusa

1 Comment

  1. Acontecem merdas destas e depois não admira que o povo se revolte contra estes estrangeiros a quem os governos abrem as portas de par em par. Se bem que este parece ser um norueguês que se radicalizou. Há cada doido neste mundo, ter o país que tem e optar por ser uma estupidez.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.